sexta-feira, 8 de junho de 2012

Hoje «debateram-se» as taxas

Um curto debate sobre a problemática das taxas introduzidas pela Portaria 138-A/2010 de 4 de Março. Um debate onde a única novidade foi a posição do Partido Socialista que referiu que o problema já poderia estar resolvido através de um simples despacho por parte da ministra Assunção Cristas.

Os partidos foram coerentes com as propostas que já haviam apresentados. Regista-se o atraso do deputado Altino Bessa (CDS-PP) que acabou por ter uma apresentação muito confusa do projecto do seu partido, confundindo as regras do plano de ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês com os planos de ordenamento de outras áreas protegidas. Referiu também que só as áreas de protecção total necessitavam de autorização, mas logo a seguir disse que as outras zonas também necessitavam dependendo do número de visitantes (desmentindo Paula Sarmento, presidente do ICNF).

De registar também as intervenções de Luís Fazenda (BE) e de Eloísa Apolónia (Os Verdes) que apontaram os verdadeiros problemas das áreas protegidas e sublinharam a necessidade do fim da taxação às actividades de visitação.

Uma nota antes de terminar... parece que uma das federações de montanhismo nacionais acordou tarde ao ter reuniões com os grupos parlamentares na semana passada. Foi este a mesma federação que há dois anos atrás referiu que nos deveríamos resignar às taxas.

Sem comentários: