domingo, 3 de junho de 2012

Um profundo desrespeito pelo nosso dinheiro

A partir do dia 1 de Junho, e tal como está estipulado na Portaria 31/2007 de 8 de Agosto, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas procede à cobrança de uma taxa de acesso à Mata de Albergaria para os veículos motorizados. Tal como se pode constatar na imagem em cima, esta taxa tem um valor fixo de €1,50.

Esta cobrança é feita em três pontos de acesso à Mata de Albergaria, a saber: na Portela de Leonte, na Bouça da Mó e na Portela do Homem, cobrindo a Estrada Nacional EN308-1 entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem e a Geira Romana entre a Bouça da Mó e o seu entroncamento com a EN308-1 na Albergaria.

Segundo a portaria que a estipula a taxa de acesso "constitui receita própria do Instituto da Conservação da Natureza, devendo ser afecta a acções de gestão e conservação da biodiversidade na Mata de Albergaria." Quem daqui já passou pela Mata de Albergaria que ponha o dedo no ar? Muito bem, muito bem... quem daqui já viu acções de gestão e conservação da biodiversidade na Mata de Albergaria que ponha o dedo no ar?... Pois, eu também não! Mas estarei eu a ser injusto? Ainda há pouco tempo notei que o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) teve o cuidado de proceder ao corte de ramagens que poderiam cair sobre as vias de circulação, portanto não deveremos ser injustos com o PNPG pois só assim se explica o facto de não ter havido o cuidado de tapar os buracos na estrada nacional ou compor a Geira Romana para que um condutor mais distraído não tenha uma suspensão partida.

De facto, se em anos anteriores o PNPG (a quem cabe a responsabilidade da manutenção da estrada EN308-1 entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem) tinha o descarado cuidado de tapar os buracos a dois ou três dias antes do início da cobrança da taxa de acesso, este ano nem esse mísero cuidado teve, num profundo e insultuoso desrespeito pelo dinheiro que pagamos ao passar naquela estrada. Haja descaramento!

E já agora, pelas almas mandem alguém reparar a placa da Ribeira da Água da Adega que já está pela metade desde há já quase dois anos!!!
Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: