domingo, 28 de agosto de 2011

Trilho do Ramil

O Trilho do Ramil é um percurso pedestre de pequena rota promovido pela ARDAL, com uma extensão aproximada de 4 km que se desenrola na vertente montanhosa acima da pequena aldeia de Cunhas, Soajo. Começando junto do cemitério local, o trilho leva-nos nos primeiros metros ao longo da estrada e depois penetra na aldeia, iniciando-se uma subida que só terminará uns 2 km mais adiante a uma altitude de 473 metros no Alto da Barreira e onde podemos ter uma ideia das condições agrestes da Serra do Soajo. Daqui, inicia uma lenta descida que nos fará passar junto a uma casa florestal abandonada e junto da bela Branda do Ramil.

Apesar de ser um bom passeio para uma tarde de Domingo, o Trilho do Ramil apresenta-se como um dos mais pobres ao nível dos motivos de interesse. Os pontos mais curiosos serão as divisões dos pequenos campos agrícolas que proporcionam interessantes padrões nas encostas serranas, os vários abrigos de pastores que podem ser observados ao longo do seu percurso e a própria Branda do Ramil.

A informação sobre este trilho pode ser obtida na Internet aqui ou então dirigindo-se à Porta do PNPG no Mezio onde lhe explicarão o trilho num prospecto rançoso. Se desejar um novo terá de pagar €1,50 que é para depois se poder gastar o dinheiro em carros todo-o-terreno de qualidade...

Para a história ficam algumas fotografias...




Fotografia © ARDAL

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: