quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O património perdido da Peneda-Gerês (XLIX)

Já há muito tempo que andava para visitar esta casa situada não muito longe de Paredes do Rio já na Mourela. A Casa Florestal das Leiras é um daqueles exemplares com o qual se pode dizer que a «excepção confirma a regra»!.

Recuperada por uma associação local, a casa florestal está agora totalmente renovada e pronta a acolher os visitantes daquela zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês. É de louvar o trabalho ali executado à custa das populações locais que investiram na recuperação de um património que agora poderá ser usufruído por todos.

Não deixa de ser curiosa a tentativa do Parque Nacional da Peneda-Gerês de em tempos ter tentado se apropriar do edifício, certamente para o tornar numa triste ruína de abandono e vandalismo como se transformaram a maioria das mais de 50 casas deste tipo existentes dentro do seu território. Segundo me foi referido, a Casa Florestal de Sezelhe, não muito longe da Casa Florestal das Leiras, que em tempos esteve atribuída à ADERE Peneda-Gerês, está agora totalmente vandalizada.

A Casa Florestal das Leiras encontra-se a 41º 48'35 N - 7º 55'02 O e a uma altitude de 1125 metros (GPS).

Fotografias: © Rui C. Barbosa 

Sem comentários: