sábado, 6 de agosto de 2011

172... o Sol volta a nascer (I)

Carris, 4 de Agosto de 2011

A 4 de Agosto de 2011 voltei às Minas dos Carris numa caminhada nocturna com o objectivo de testemunhar o nascer do Sol. Foi um convívio escutista como já não tinha há muitos anos, pois devido às dificuldades e desinteresse que o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) mantém por este movimento não me sentia com muita vontade de lá voltar em actividade escutista.

Desta vez a história repetiu-se e os entraves foram demasiados, fazendo com que alterasse de forma substancial o que havia programado e optasse por uma caminhada às Minas dos Carris para mostrar a história e a vivência passada daquele local.

Tanto a subida como a descida foram feitas através do Vale do Alto Homem, zona este que se situa na íntegra dentro da Área de Protecção Total tal como está definida pelo recente plano de ordenamento do parque nacional. Porém, mais uma vez se prova que ao PNPG é mais prático amedrontar aqueles que têm conhecimento das regras do jogo, pois ao comum dos mortais passam-lhe completamente ao lado essas regras.

Na descida vi dezenas de pessoas, dos 8 aos quase 80, a percorrer aquele vale com destino aos Carris e às paisagens tão promovidas pelo engodo do Pan Parks que nunca faz referência a pedidos de autorização idiotas e pagamento de taxas imbecis e desproporcionadas. Assim, mais vale nos fazermos todos passar por burros e ter a cara de pau de quando encontrar alguma autoridade, demonstrar a plena ignorância das regras de um jogo viciado desde o início.

Algumas imagens...

Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

José Carlos Callixto disse...

Belas fotos e fantástico nascer do Sol. Conforme te disse no Facebook ... quase nos íamos encontrando. Poucas horas antes de teres partido para esta caminhada nocturna, fiz o trilho da Cumeada com mais 17 amigos do meu grupo de caminheiros, descendo depois para Vilameá ao longo do vale das Sombras.
Podes ver as fotos em https://picasaweb.google.com/jcarloscallixto/TrilhoDaCumeadaValeDasSombrasGeres
Um abraço.