terça-feira, 30 de novembro de 2010

Neve no Parque Nacional

Uma rápida incursão até onde me foi possível chegar de carro e sem correr muitos riscos. A neve começou por surgir em força em Covide, cobrindo com um manto branco toda a paisagem visível. Apesar do nevoeiro e das nuvens baixas, facilmente se concluia que toda a serra está coberta de neve. Ver a Calcedónia toda branca é algo de impressionante.

Consegue-se com cuidado chegar a S. João do Campo e à entrada da Geira Romana a imensa paisagem da Serra Amarela pintada de branco. Tentando esquecer o péssimo estado da estrada florestal (que trás mais preocupação para os carros do que a neve ou o gelo), vai-se percorrendo a distância por entre uma paisagem de branco, cinza e as cores do (ainda) Outono.

A passagem pelo Bico da Geira faz-nos entrar num cenário quase alpino onde o Rio Homem corre preso nas margens brancas. Depois da odisseia dos metros finais do extremamente e perigosamente esburacado caminho florestal, chega-se ao alcatrão da estrada nacional. Mais à frente, seguindo na direcção da Portela de Leonte, a indicação de um veículo do Parque Nacional a referir que a estrada estaria já cortada e que era impossível subir até Leonte. Uma inversão de marcha feita ao milímetro e uma espreitadela até ao vale do Homem e à Cascata de S. Miguel. Todo o Vale do Alto Homem é uma paisagem em tons de branco com a Encosta do Sol completamente coberta de neve. Pelo aspecto da estrada, seria difícil atingir a fronteira.

Regresso pela Geira Romana e decido evitar a estrada que passa por Lamas (um pouco depois aprecebi-me da boa decisão, pios a quantidade de neve é muita naquela zona), percorrendo a estrada pelo São Bento da Porta Aberta e passagendo pelas Pontes de Rio Caldo, chego às Caldas do Gerês. A estrada nacional deverá estar cortada em Secelo.

Segundo as últimas indicações é possível atingir a Portela do Homem vindo por Espanha (Lobios).

Algumas fotografias da neve no Parque Nacional... (caso alguém quira publicar aqui as fotografias deste nevão no Parque Nacional, pode enviar as fotografias para o email disponível).






























Fotografias: © Rui C. Barbosa

5 comentários:

Savage disse...

Boas Rui
belissimas imagens de mantos brancos
És um sortudo !!

Aquele abraço

Lírio disse...

Lindo! Obrigada por partilhares estes momentos magníficos! Achas que amanhã vai continuar assim?

Bota Rota disse...

Realmente!!!
Até apetece largar tudo e seguir para a serra!
Abraço, Jorge Sousa

Rui C. Barbosa disse...

Lírio, penso que sim... hoje ainda nevava bastante e as previsões para os próximos dias são de temperaturas baixas. Cuidado com o gelo.

Lírio disse...

Obrigada Rui! vou tentar a minha sorte!
Continuação de boas caminhadas e vai dando sempre notícias que o pessoal agradece!