segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Trilhos Seculares - Leonte / Bemposta

Continuo à descoberta dos trilhos perdidos pela Serra do Gerês. A quando da minha última passagem pelo velho estradão que percorre a encosta poente da Mata de Leonte, deparei-me com o que parecia ser um velho trilho. Na altura já não tinha muito tempo e deixei a exploração para outro dia.

Iniciando mais uma vez pelas traseiras da Casa Florestal da Portela de Leonte e seguindo o velho estradão que se inicia junto do monumento a Arthur Loureiro, fui subindo a encosta até atingir uma altitude máxima de cerca de 980 metros, altura em que o caminho inicia a descida. Uns metros mais à frente, junto de uma curva à direita, inicia-se um velho trilho que se segue em direcção à Bemposta não muito distante. Ao percorrer o caminho torna-se evidente a imensidão da serra e o fantástico vale de Maceira é visto em toda a sua extensão e esplendor.

O trilho percorre a encosta sensivelmente à mesma cota de altitude e está bem definido numa extensão de cerca de 1 km. Infelizmente, a partir de certa altura a progressão é muito complicada devido ao mato que entretanto foi crescendo num caminho que já não é utilizado. Apesar de várias tentativas para encontrar uma passagem para o Prado Amarelo, não consegui encontrar a passagem por entre o mato denso e na evidência da neve que se aproximava decidi voltar para trás e regressei pelo velho estradão até este entroncar na antiga estrada dos Serviços Florestais. Na descida foi a surpresa da queda de neve que já ameaçava há alguns minutos.













Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: