terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Villegiatura e a Serra (X)

Em 1891 era editado o livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge. Esta obra aborda vários temas relacionados com o termalismo geresiano, as suas águas termo-medicinais, a sua acção hidro-termal, a clínia hidrotermal, etc. Um dos capítulos mais interessantes está relacionado com a denominada "villegiatura", isto é a "temporada que se passa fora da terra, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais."


Assim, Ricardo Jorge fala-nos de paisagens conhecidas e das sensações que elas proporcionam começando por uma viagem entre Braga e as Caldas do Gerês...

O texto transcrito abaixo é mantido na sua forma original e com o português que era escrito em finais do Século XIX.

A Villegiatura e a Serra, por Ricardo Jorge

"(...)

Do Gerez á Preguiça, estrada districtal de que está a findar a construção; d'hai por diante um excellente e bem cuidado caminho, aberto e entretido pela regencia florestal, com boas pontes de carvalho lançadas sobre os rios. Até Leonte costea-se o rio Gerez, que desce espumenta no fundo das ravinas, precipitando-se a miudo, em grandes cachoeiras.

Veem-se pequenos prados, assombrados de carvalhos e escalheiros com a sua cabana de pedras - são as chãs ou curraes, onde os pastores conduzem as manadas do gado; a do Seixello, Lage e Mijaceira. Do alto da Preguiça (720 metros) gosa-se um explendido panorama por todo o valle, onde se destacam das Caldas, e no fundo as faldas do Penedo e Caniçada.

Eis-nos na famosa matta de Leonte, com o seu arvoredo cerrado que se ergue de frondes entrelaçadas cobrindo as eminencias - um erriçado de verdura deslumbrante; quasi tudo carvalhos seculares. Por toda a parte jorra a agua nos seus corregos pittorescos que confluem um inumeros regatos; a admirar uma cascata delgada e alta de algumas dezenas de metros, a Fexa de Leonte (Cascata Ricardo Jorge).

(...)"

Fotografia: © Cedida por Paulo Figueiredo

2 comentários:

joca disse...

De todas as paisagens do PNPG o Vale do Gerês é das mais ameaçadas e é triste que a sua maior ameaça seja uma infestante que continua sem controlo.

Se o livro é de 1889 a paisagem descrita deve ser a pré Serviços Florestais criados em 1886 e com o Perimetro Florestal do Gerês criado em 1888. As fotos que conheço são de encostas nuas que comprovam a necessidade de se proceder à reflorestação. Hoje é fácil dizer que o pinheiro foi um erro, mas é bom que também haja acordo quanto à necessidade de inverter a perda de cobertura vegetal. Mesmo que isso não signifique concordar com a forma e método.

A famosa mata de Leonte é que pouco tempo depois terá sofrido com as 1as crises da Républica. É que com a ameaça do Paiva Couceiro entrar pela Portela do Homem a Républica instalou umas baterias em Leonte e para isso derrubou muitos dos carvalhos.

Rui C. Barbosa disse...

Excelente Louro, obrigado pela nota histórica.

Abraço!