domingo, 14 de novembro de 2010

Escalheiro - Costa da Lage

Hoje tinha intenções de ir às Minas dos Carris apesar de haver a previsão de mau tempo com alerta laranja a condizer. Logo de manhã, fui surpreendido por um céu azul em Braga mas o pecado mortal manteve-me na dormência, por isso acabei por me levantar tarde.

Vai, não vai! Na perspectiva de uma oportunidade de caminhar sem a chata chuva, lá rumei em direcção ao Gerês mesmo sabendo que o tempo que fazia por cá não seria o mesmo que faria por lá. Dito e feito! Logo na estrada na Póvoa vislumbravam-se um píncaros serranos cobertos de nuvens... mas desde que não viesse a chuva.

Paragem rápida no Ramalhão para um café e lá segui para a Portela do Homem. O ambiente era de Inverno, algum vento mas nada de chuva... apesar das ameaças! Segurar o carro, preparar a mochila... "...nada de impermeável por enquanto que isto aguenta-se!" Carros fechado, cinco passos, primeira fotografia... primeira gora de chuva. Meia volta, volver pois aí vinha um dilúvio!

Raios! Que faço? Humm, 'bora lá explorar coisas novas, sim há sempre coisas novas para explorar no Gerês. Com uma chuvada forte, lá atravesso Albergaria e chego a Leonte. Carris parado junto do Escalheiro e toca a marchar pelo velho trilho... "Vá lá, aqui não chove!" Procuro um local para atravessar o jovem Rio Gerês; pé aqui, salto para ali. Na outra margem facilmente entro no trilho e dois minutos depois começa a cair um granizo que me faz lembrar que já falta quase um mês para o Inverno. O granizo cai com muita intensidade, o suficiente para criar manchas brancas de acumulação no chão. Lindo! Depois veio a chuva e lá regressei ao carro.






Fotografias: © Rui C. Barbosa

4 comentários:

Jorge Sousa disse...

Olá Rui. Só mesmo tu, para ter essa esperança de bom tempo! Eu sei que, para quem gosta de Serra, é frustrante desistir ou adiar uma caminhada. Foi o que eu fiz: tinha uma caminhada para a Serra Amarela e, por desígnios de S. Pedro, tive que ficar em casa!
Outros dias virão!
Abraço, Jorge sousa

joca disse...

Numa das fotos há uma marca engraçada numa árvore. Parece uma das técnicas de controlo das mimosas (descasque num anel integral). Ainda que o anel parece ser pequeno e mal realizado porque não pode ficar mesmo nada. Eu aprendi essa técnica numa actividade da Querqus com uma investigadora da Univ. Coimbra. Nas árvores pequenas dizem que funciona.

O que te aconteceu revela é ainda outra coisa sobre a questão das autorizações sobre a qual trocámso comentários. Por razões de segurança alteraste os teus planos e qualquer pequena actividade já não estava autorizada. Mesmo querendo cumprir acabas por não conseguir.

Rui C. Barbosa disse...

Exacto, são trabalhos de silvicultura preventiva que o PNPG está a levar a cabo.

Humm, em relação à autorização... Se tivesse com um grupo a actividade não teria início ou então faria o que fiz há umas semanas atrás... levava-os a conhecer zonas que não carecem de autorização como aconteceu com a visita a Pitões das Júnias e Paredes do Rio.

MeiaSola disse...

Tomas banho de borla e ainda reclamas... LOLOL
Abraço!