segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Villegiatura e a Serra (III)

Em 1891 era editado o livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge. Esta obra aborda vários temas relacionados com o termalismo geresiano, as suas águas termo-medicinais, a sua acção hidro-termal, a clínia hidrotermal, etc. Um dos capítulos mais interessantes está relacionado com a denominada "villegiatura", isto é a "temporada que se passa fora da terra, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais."


Assim, Ricardo Jorge fala-nos de paisagens conhecidas e das sensações que elas proporcionam começando por uma viagem entre Braga e as Caldas do Gerês...

O texto transcrito abaixo é mantido na sua forma original e com o português que era escrito em finais do Século XIX.

A Villegiatura e a Serra, por Ricardo Jorge

"(...)

A estrada decliva agora depressa até ao Cavado, como que a buscar a base do cone regula do monte de S. Miguel. Chegada ao rio, deixa á direita uma bella ponte sobre o Cavado, ainda desprovida da competente estrada, e corta sobre outra ponte d'um só arco o rio Caldo na sua embocadura.

Estamos na primeira aldeia gereziana, o Villar da Veiga, de casaes escalonados, entresachados d'espigueiros, dominando um plaino verdejante, que o rio fertilisa, ora represado em lagos, ora despenhado em açudes.

É o rio Caldo ou rio Gerez, nascido no alto de Leonte, que cahe em cachoeira permanente na aresta pedregosa do valle, onde forma as mais encantadoras cascatas. Costeia-o sempre a estrada pelo lado esquerdo, subindo lentamente para as Caldas. Defronte do Villar, na margem d'além, a freguezia do Rio-Caldo com a ermida do S. Bento da Porta-Aberta, uma das romagens mais concorridas do Minho.

O tom alpestre do panorama accentua-se cada vez mais; as montanhas denticuladas, arregoladas e fendidas, crescem sobre a viandante, o valle angustia-se; ouvem-se os mugidos da torrente e dos jactos d'água que por todos os lados se precipitam.

Resaltam os primeiros chalets e as cumiadas dos hoteis; estamos nas Caldas - a estação das águas milagrosas para o enfermo - centro d'excursões para o touriste, a Chamounix d'este retalho alpino.

(...)"

Imagem cedida por Paulo Figueiredo

Sem comentários: