sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Leitura de fim-de-semana - "Serra do Gerez - Estudos, Aspectos, Paizagens"

As obras de Tude de Sousa são um marco importante no pleno conhecimento da Serra do Gerês e das suas gentes. São a porta aberta para o passado e sem estabelecer uma ponte para o (então) futuro, aponta perspectivas do que indirectamente viriam a ser as bases do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Estas obras foram reeditadas pela Câmara Municipal de Terras de Bouro:

"O Município de Terras de Bouro reeditou duas obras do Regente Florestal, Tude Martins de Sousa, cuja primeira edição são respectivamente de 1909 e 1927, sendo aquelas publicações de extrema importância para o conhecimento do passado da região, de modo especial da serra do Gerês.


As edições facsimiladas das obras GEREZ (Notas Etnográficas, Arqueológicas e Históricas) e Serra do GEREZ – Estudos, Aspectos, Paizagens estão enriquecidas com um texto introdutório intitulado “Tude de Sousa, Um Alentejano Apaixonado Pelo Gerês” da autoria do bibliófilo e estudioso de Tude de Sousa, Henrique Barreto Nunes, que também o completou com a extensa bibliografia de Tude de Sousa sobre o Gerês.

Como os próprios subtítulos das obras nos indicam, nelas poderemos encontrar assuntos variadíssimos da vida e da cultura geresianas, profusamente documentados em fontes que o autor conheceu e que nos ajudam a conhecer o pulsar das tradições dos geresianas e das vicissitudes dos primórdios da Mata Nacional, bem como do funcionamento das Caldas do Gerês no princípio do século XX.

Com estas obras o município pretende alargar os conhecimentos históricos da vida geresiana, colocando-os ao dispor de quantos demandam o Gerês e desenvolver a vertente do turismo cultural, uma das actividades emergentes, tal como refere no “Prefácio” da reedição António Afonso, presidente do município que aproveitou para agradecer à família do autor a possibilidade desta 2.ª edição, estando o município de Terras de Bouro empenhado em compilar os “escritos dispersos” do autor (e são muitos) sobre o Gerês conjuntamente com a criação de um espaço museológico sobre a Serra do Gerês."

As obras de Tude de Sousa são a minha sugestão para a leitura de fim-de-semana.

Sem comentários: