segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Serra da Peneda - Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro

Lamas de Mouro, 4 de Outubro de 2009

Já tinha percorrido este trilho e o objectivo desta vez foi tentar observar um ou outro pormenor que me havia escapado na primeira caminhada. Fizemos o trilho depois de percorrermos o Trilho do Curro da Velha e de uma rápida passagem pelo Parque de Campismo de Lamas de Mouro para um pequeno descanso, aproveitando umas tréguas que o estado do tempo nos proporcionara.

O Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro é um trilho com pouco mais de 4,5 km de extensão que percorrer os dois lugares da aldeia de Lamas de Mouro e uma grande área em torno do seu centro. Inicia-se junto dos serviços de apoio ao laser perto da Porta de Lamas de Mouro do Parque Nacional da Peneda-Gerês e após passar o pequeno pinhal, segue em direcção ao antigo canil do cão de Castro Laboreiro. Rumando em direcção à Ponte do Porto Ribeiro e ao Moínho de Água, seguimos depois para o Lugar de Cima passando pelas cortes e currais da aldeia, e baixando depois para o Lugar de Baixo. Aqui finalmente reparei no Relógio de Sol, que me havia escapado numa caminhada anterior, e seguimos em direcção ao Forno Comunitário e depois passamos pela Igreja de S. João Baptista.

A parte final do trilho percorre o vale de Lamas de Mouro depois de passar pela Silha / Colmeal e termina na Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro.

Algumas fotografias...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: