segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Serra da Peneda - Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

Castro Laboreiro, 3 de Outubro de 2009

Designado como trilho de pequena rota, o Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro percorre a encosta que liga Castro Laboreiro ao planalto do mesmo nome e dá-nos "...uma percepção geral das engenhosas soluções encontradas para a ocupação humana constínua desta área" do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O trilho tem uma extensão de cerca de 3 km e inicia-se junto do cemitério de Castro Laboreiro acompanhando a estrada por algumas dezenas de metros até entrar num dos principais caminhos de acesso ao planalto. Este caminho leva-nos até uma zona de lameiros e depois através de um carvalhal até passar perto da Branda da Portela. Segue então em direcção ao planalto de Castro Laboreiro percorrendo uma curta parte do seu limite e dirigindo-se a um afloramento granítico no qual existe um miradouro que nos permite ter uma vista panorâmica sobre os vales adjacentes a Castro Laboreiro.

Começando a descer para o final do trilho voltamos a passar por uma zona de lameiros e regadios tradicionais e entramos no vale do Rio Laboreiro até chegarmos ao final do trilho.

Este é então um trilho fácil com poucos desníveis que poderia ser no entando prolongado pelo menos até ao centro de Castro Laboreiro tirando partido da sua arquitectura e dos deus aspectos peculiares (pelourinho, igreja, etc.) dando assim mais razão de ser à sua designação.

Algumas fotografias...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: