segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PNPG / POPNPG / Pan Park

Carris, 17 de Outubro de 2009

Há meses atrás questionei-me sobre o silêncio com que de repente a problemática do Pan Park no PNPG estava a ser tratada após o burburinho inicial da questão. Na altura dizia que algo se movia no escuro e pelos vistos moveu-se bem.

Sobre a actual situação do POPNPG e do Pan Park podem ler mais no blogue pnpgcomgente http://pnpg-comgente.blogspot.com/.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

13 comentários:

Anónimo disse...

Sigo sempre o seu blog com muito interesse, pelo que é apenas um reparo: atenção à ortografia. "À meses atrás....", logo no início do post, com um "Há" sem H, fica mal.
Um abraço.

Rui C. Barbosa disse...

Está feita a correcção! Obrigado pelo reparo.

Abraço!

trepadeira disse...

Não,não venho corrigir a forma.É importante.Mais importante o conteúdo.
Cortei já aqui uma vergasta de castanho,quero fazer uma aguilhada.
Quero ajudar a tocá-los para dentro da "loge" do boi.Esses e os outros.
Se houver algum abaixo assinado,por favor,divulgue.
mário

Miguel Borges disse...

Viva.

Já está publicado o POPNPG no site do ICNB.

De acordo com o público o PNPG vai *Peneda-Gerês vai deixar de ter zonas interditas*

Abraço,
Miguel.

Rui C. Barbosa disse...

Não li por inteiro o novo PO, mas as indicações que haviam era da manutenção e mesmo alargamento da ZPT. Por isso, parece-me estranho que o PÚBLICO refira o fim da existência das zonas interditas.

Preto disse...

Boas,

Tive a ler o POPNPG na diagonal e, nas ZPT, apenas é permitida 'actividade humana' para "fins de visitação pedestre nos trilhos existentes"..

Como é óbvio, faltará esclarecer o que o POPNPG entende por trilhos existentes. Os ancestrais da pastorícia e afins, ou os mais contemporâneos, homologados e sinalizados?...

Vem aí o período de discussão pública e são questões a esclarecer. Já agora Rui, porque não aproveitar e sugerir a valorização do complexo das minas?

Abraço. Rui Martins

Miguel Borges disse...

Viva Rui.

mas é isso que está escrito na página 11 do relatório

ab,
Miguel.

Rui C. Barbosa disse...

Viva Miguel,

Se assim é, muito bem (pelo menos em certos aspectos)... como disse ainda não tive oportunidade de ler o POPNPG.

Rui C. Barbosa disse...

Rui,

Sem dúvida que sim. Irei começar a trabalhar numa proposta para a criação de um Trilho dos Carris que irei apresentar ao PNPG e sem dúvida que irei estar numa das apresentações públicas do POPNPG.

Preto disse...

Boas Miguel,

Penso que será mais correcto extrair ilações a partir do regulamento e não do relatório que penso servir apenas de documento base ao regulamento.

De qualquer das formas esqueci-me de referir um aspecto, de facto no regulamento está previsto o acesso a todas as zonas do PNPG. Contudo, quer na ZPT, quer nas áreas de protecção parcial é necessária autorização do ICNB (aqui a responsabilidade muda do PNPG para o ICNB)...

O mesmo é dizer: as restrições aumentam.

Contrariem-me se estiver a interpretar mal.


Rui,

Conto também estar na sessão do dia 18.


Abraço

Miguel Borges disse...

Viva Preto,

terei de facto cometido a mesma imprudência que o jornalista do Público (não sendo eu no entanto jornalista). Concordo contigo na análise que fazes da documentação.

Admirava-me imenso passar-se de 8 para 80 no que diz respeito ao acesso a determinadas áreas do PNPG.

Abraço.

Preto disse...

Infelizmente, parece-me o 1º passo para a entrega da exploração dos trilhos a empresas privadas de animação turística...
Baseados (e bem) na protecção das zonas naturais mais sensíveis (agora alargadas e, no caso das ZPT, para quase o dobro), o PNPG vai acabar por definir que o limite serão x(15?) pessoas no mesmo trilho no mesmo dia.
As licenças/autorizações acabarão por ser entregues às empresas de animação turística (os ditos 'parceiros locais') que organizarão expedições pagas com turistas. Todas os restantes pedidos serão indeferidos.

Temo que o futuro seja este.
Mas também não vou alterar em nada a minha forma de ir à montanha, afinal, acho que ainda corro mais que os guardas do parque... :)

Rui C. Barbosa disse...

Caro Rui,

Desta vez espero mesmo que estejas errado se bem que lá no fundo, escondido nos pensamentos mais obscuros, é algo que me ande a assombrar.

Se isso vier a acontecer, vamos ter uma verdadeira revolução na serra. Esperemos que o PNPG seja sensato e que consiga ver que esse cenário não é o melhor.

Eu vou continuar a pedir as autorizações para os passeios com os meus grupos de 10 pessoas. Quando vou sozinho não peço, nem para os trilhos assinalados. Tal como tu, irei manter a mesma atitude na montanha... e depois até fazemos corridas a ver quem corre mais rápido à frente dos guardas!

Abraço!