segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Serra da Peneda: Lamas de Mouro - Portela do Lagarto

Lamas de Mouro, 3 de Outubro de 2009

O Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro ocupou a parte inicial da tarde do dia 3 de Outubro, sobrando ainda tempo para se levar a cabo mais uma pequena caminhada antes do jantar. Deixando o Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro para o dia seguinte, decidimos percorrer uma parte do Trilho Pedestre de Grande Rota que liga Castro Laboreiro ao Santuário da Sr.a da Peneda, nomeadamente o itinerário entre Lamas de Mouro e a Portela do Lagarto.

Iniciamos o curto percurso à saída do Parque de Campismo de Lamas de Mouro atravessando a estrada e embrenhando-nos na floresta em procura do trilho. Este está sinalizado com as antigas indicações de côr amarela do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Ladeando a estrada que segue em direcção ao santuário, o trilho leva-nos a passar junto da Casa Abrigo do Bico do Pássaro tendo como panp de fundo a Portela do Lagarto com a sua peculiar formação rochosa. Ao possuir uma estrutura isótopa, "...os agentes erosivos actuam no granito através do seu diaclasamento e de alguma fracturação..." torneando as arestas e produzindo blocos mais ou menos arredondados que se vão acumular sobre outros menos erodidos, originando assim ocasionalmente formas caprichosas que a imaginação popular vai associar a animais tal como é o caso do lagarto (na Portela do Lagarto) ou da tartaruga de Castro Laboreiro.

O trilho sobe a encosta sempre por entre a vegetação até atingir de novo a estrada junto das Alminhas da Portela do Lagarto. É neste local onde melhor se observam os efeitos da Falha do Vale da Peneda.

O regresso ao parque de campismo foi feito pela estrada embrenhando-nos novamente na floresta junto da Casa Abrigo do Bico do Pássaro e voltando depois à estrada.

O trilho é relativamente fácil de percorrer e, apesar de confiar em antigas marcações, está relativamente bem sinalizado, dando um bom prenuncio do que seria percorrer todo este imenso trilho pedestre de longo curso.

Algumas fotografias...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: