terça-feira, 6 de outubro de 2009

As fitas e as fitinhas...

Ribeiro de Baixo, 4 de Outubro de 2009

Há uns dias atrás eu e o Zé Moreira tivemos uma conversa relacionada com o «aparecimento» de fitas de sinalização que por vezes marcam os percursos e trilhos que existem nas nossas montanhas. A conversa surgiu a propósito de umas fitas que foram utilizadas para marcar o trilho para as Minas das Sombras para uma prova de BTT portuguêsa e que ali ficaram... esquecidas (para saberem mais visitem o blogue http://www.bordejar.com/). Estas fitas e fitinhas são uma ajuda na orientação de pessoas que percorrem esses trilhos e são ali colocadas, penso eu, pelas pessoas que organizam essas actividades.

Estas fitas estão na mesma linha das mariolas azuis e verdes das quais já aqui falei há muitos meses atrás. É óbvio que não posso culpar as pessoas que participam nestas actividades a peso de ouro, pois, e por serem pessoas que se preocupam com a natureza, devem partir do princípio que a entidade organizadora da caminhada, da prova de BTT ou de orientação em todas as suas vertentes, se preocupe em no final da prova recolher as fitas e fitinhas que usaram para marcar o percurso.

Não consigo compreender é como alguém se «esquece» de recolher as fitas e as fitinhas após o final da actividade. Sei que dá muito trabalho ter de percorrer o mesmo percurso para recolher as fitas e as fitinhas, mas isso só mostraria a especialidade da organização. Deixar para trás as fitas e fitinhas é uma verdadeira falta de respeito por quem irá utilizar o trilho a seguir. A situação torna-se mais ridícula quando o trilho está já devidamente sinalizado com a sinalética que é homologada para este tipo de percursos.

Como disse, deixar para trás as fitas e fitinhas é uma tremenda falta de respeito pelas pessoas locais e por aqueles que irão mais tarde utilizar o trilho. foi o que me aconteceu quando percorri o Trilho do Curro da Velha no qual recolhi dezenas e dezenas de fitas e fitinhas brancas e vermelhas. Quem organiza as actividades é o principal responsável pela recolha das fitas e fitinhas de sinalização. A sua não recolha é, quanto a mim, um atentado á Natureza pois ao fim e ao cabo não passa de um acto de espalhar lixo pela montanha. Se alguma vez virem isso denunciem ao SEPNA!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo nada mais tenho acrescentar.

Cumpts
Coutada