quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Vamos limpar o PNPG!! (VII)

É hora de limpar o nosso parque nacional na iniciativa 'Vamos Limpar o PNPG - 2009' promovida pelo blogue Carris que tem lugar a 5 e 6 de Setembro.

A acção terá início a partir das 8h00 junto do Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, Caldas do Gerês, com a constituição dos grupos de limpeza.

Recordo aqui os grupos de limpeza que ficaram definidos para a acção de limpeza:

- Grupo das Minas dos Carris - irá fazer a limpeza ao longo do estradão do Vale do Alto Homem e da área das Minas dos Carris;

- Grupo de Pitões das Júnias - deverá levar a cabo as suas actividades de limpeza na zona da aldeia de Pitões das Júnias, incluindo a área do mosteiro de Sta. Maria das Júnias e trilho PR existente nas proximidades;

- Grupo do Vale de Teixeira / Arado / Pedra Bela - este grupo deverá fazer a limpeza do trilho até ao Vale de Teixeira, da zona de merendas do Arado e da estrada entre o Arado e a Pedra Bela;

- Grupo da Preguiça / Portela do Homem - este grupo será dividido em dois grupos: o Grupo 1 fará a limpeza entre a Portela de Leonte e a Casa Abrigo da Preguiça, o Grupo 2 entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem. O Grupo 2 fará ainda a limpeza de parte da estrada entre a Portela do Homem e Calvos;

- Grupo da Geira / Albergaria / Portela do Homem - este grupo fará as suas actividades percorrendo a Geira Romana desde a Bouça da Mó até à Mata da Albergaria e terminando na Portela do Homem fazendo o trilho interior pela Mata da Albergaria.

Estes grupos foram pensados para se poder actuar nos locais ou áres onde a concentração de detritos é maior. Haverá grupos que irão necessitar de mais pessoas do que outros e como tal apelo para a compreensão dos voluntários e na disponibilidade de se poderem repartir pelos vários grupos.

Gostava também de chamar a atenção para o facto de que apesar de haver um grupo destinado à limpeza das Minas dos Carris, que o acesso a este local será feito ao longo do Vale do Alto Homem zona esta em parte protegida como Zona de Protecção Total ao abrigo do actual Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Como devem compreender, o grupo não poderá ser muito grande (em minha opinião não deverá ultrapassar as 15/20 pessoas) para não se desvirtualizar um dos objectivos desta acção. Não podemos ir todos limpar os Carris e creio que certamente um dia haverá a oportunidade para poderem visitar uma das zonas mais interessantes de todo o Parque Nacional.

Recordo que não haverá limite de inscrições para esta actividade. Quem quiser participar pode enviar o seu contacto (primeiro e último nome, endereço de email e se possível local na Internet onde possa divulgar a iniciativa) para o email limpar.o.pnpg.2009@gmail.com. A inscrição não é obrigatória mas ao fazê-la permite-nos ter uma noção do número de participantes.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês colabora connosco a nível logístico fornecendo sacos de plástico e picas-lixo. Porém, é conveniente que os voluntários tragam consigo sacos de plástico e luvas de trabalho pois não é possível fornecer luvas a todos os participantes. De ter em atenção que os participantes deverão levar o necessário para um dia de montanha: merenda, água, calçado e roupa adequadas.

Convém ter em conta que nas zonas onde a limpeza será feira nas serranias, nomeadamente nas Minas dos Carris e no Vale de Teixeira, o lixo terá de ser trazido de volta até aos pontos de recolha. Os participantes terão de transportar o lixo á mão ou então dentro das próprias mochilas. De notar que a caminhada total para os partivipantes no grupo das Minas dos Carris é de cerca de 20 km a maior parte num piso muito mau e difícil!!!

Haverá três locais de depósito do lixo recolhido consoante as zonas de limpeza. O lixo recolhido pelos grupos das Minas dos Carris, Preguiça / Portela do Homem (Grupo 2) e Geira / Albergaria / Portela do Homem, irá depositar o lixo para recolha na Portela do Homem. O lixo recolhido pelo Preguiça / Portela do Homem (Grupo 1) será recolhido junto da Casa da Preguiça. O lixo recolhido pelo Grupo de Pitões das Júnias será recolhido junto do cemitério de Pitões das Júnias. O lixo recolhido pelo Grupo do Vale de Teixeira / Arado /Pedra Bela será recolhido no Arado.

A concentração para a actividade será feita a partir das 8h00 junto do Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro (excepto para o Grupo de Pitões das Júnias). O Grupo de Pitões das Júnias irá concentrar-se pelas 8h30 no parque de estacionamento perto do Mosteiro de Sta. Maria das Júnias.

Espera-se que as actividades terminem pelas 20h00.

Para as pessoas que pretendam participar nos dois dias da actividade recomenda-se o Parque de Campismo do Vidoeiro. Convém confirmar a realização das actividades no dia 6 de Setembro pois caso os trabalhos fiquem completamente realizados no dia 5 não haverá limpeza no dia seguinte. Para confirmar contactar através do 93 845 03 05.

Este poderá ser um grande movimento de voluntários que de uma vez por todas façam ver a este nosso Portugal e a quem o gere, que o nosso único parque nacional tem de ser respeitado!Espero pelas vossas sugestões e pela vossa participação... a bem do PNPG e da Natureza!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde.

Estou a planear comparecer na Limpeza do PNPG.
Vou de Guimarães.

Se eu levar o meu automóvel será para ir apenas uma pessoa.

Posso dar apenas uma boleia (o veículo é comercial), ou aceitar boleia de alguém: há que racionalizar recursos e minimizar emissões de CO2 na serra...

Cumps.

jmsmachado@oniduo.pt