segunda-feira, 23 de março de 2009

Catástrofe na Albergaria?... (IV)

Parece que o pior já terá passado a ter fé no que foi veículado pelo PÚBLICO on-line que refere que o incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês está circunscrito. Assim, está na hora de se pensar no que se passou e tirar as devidas conclusões sobre o facto de, mais uma vez, não se ter tido em conta toda a problemática que levou a que este incêndio tivesse lugar.

Em tempos, um primeiro-ministro disse que a época de fogos tal como a conheciamos deixava de existir e que o país teria de estar alerta durante os 365 dias do ano para este problema. Parece que as palavras foram levadas pelo vento quente e que continuamos com uma época de fogos, ou melhor fogos fora de época. Temos os meios de combate necessários (?) e continuamos a ver os bombeiros a serem usados e abusados em diversas situações.

Outra questão que se levanta é o porquê deste incêndio? Num rasgo clarividência inédito na nossa governação o Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, referiu que o incêndio "pode ter tido origem humana negligente, por via de queimadas, ou pode ter tido origem humana dolosa". Realmente somos bem governados pois até aqui ninguém teria colocado essa hipótese sendo mais evidente uma origem por combustão espontânea dos carvalhos, fenómeno documentado no Gerês... Adiante...

No fundo quais as verdadeiras causas deste incêndio? Terão as recentes polémicas relacionadas com a adesão à rede PAN Park alguma ligação com este incêndio? Terão as contínuas más relações entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e a população em geral alguma ligação com este incêndio? É algo que se deve questionar desde já e procurar as raízes de um problema que é anterior ao PNPG e que via na figura do Guarda Florestal uma representação do Estado Novo repressor e opressor, mas que com o qual as nossas florestas se mantinham acessíveis e limpas, verdadeiros santuários de uma Natureza cuja cinza é agora limpa das calças de quem a combateu um incêndio que pinta de negro a mais bela paisagem natural do nosso Portugal.

6 comentários:

Pedro Pereira disse...

Eu neste momento estou revoltado com aquilo que assisto neste momento no parque nacional da peneda gerês... mas isto não tem so ver com o incendio, eu das poucas vezes que visitei os carris. deparei-me com um sinla logo á entrada da mata de albergaria com um sinal a dizer"proibido parar ou estacionar", mas sempre que passo por este local vejo sempre pessoas a fazer piquiniques, a parar os veiculos na estrada pra tirar fotos e inclusive já assisti a um furto de um azevinho por parte de um condutor, isto tudo sem que ninguem inspecione ou faça cumprir a lei. agora pergunto será que com esta falta de vigilância não dará origem a situções potencialmente perigosas para a natureza dita protegida????...estou muito triste com esta situção do incendio e com a falta de vigilância e falta de punições pra aqueles que fazem neste parque nacional os maiores atentados ambientais....

Anónimo disse...

Tenho quase a certeza que o incêndio foi causado por um pastor!!!

No domingo (dia 15 Março) fui fazer um trilho para os lados de Fafião. Ao descer o vale das Sombrosas comecei a avistar focos de incêndio nos picos da Montanha a Sul de Porto de Laje, em locais quase inacessíveis!!!!

Tentei ligar para o 117 mas não tinha rede(112 também não dava). Já ao descer o vale do rio de Fafião avistei um indíviduo com um cão a iniciar novo incêndio no mesmo alto. Quando cheguei à Aldeia, comentei com os populares acerca do sucedido, onde estes, em tom sarcástico me disseram que não faziam ideia quem era e que devia ter cuidado que os "...Satélites andam a vigiar o parque, e quem circula nele..." Ora, comentários totalmente descabidos, fruto de quem é cumplice de tais actos!!!

E, não querendo acusar a população em geral, sei que esses pastores o fazem para permitir o crescimento de pasto para os seus animais!!!! Assumindo-se como mestres do contra-fogo, tal habilidade nos tem causado milhares de hectares de área ardida!!!!!

Rui C. Barbosa disse...

Este é um relato que deveria ser feito às auroridades (PNPG e SEPNA), se bem que poderá esperar alguns convites para prestar declarações posteriormente.

Jorge Nogueira disse...

Anónimo,
Agora vamos culpar os pastores? Ainda por cima tentar acusar uma aldeia de conivência? O que é isto? Onde vamos parar Anónimo?
Até agora "batia-se" na Direcção do PNPG, agora vai ser nos pastores?
Conheço a População de Fafião há muitos anos, e se há local onde se vê uma equipa de Sapadores Florestais a trabalhar todo o ano para a Serra e trilhos estar limpa é nessa aldeia. Alguns desses Sapadores também são pastores. A população de Fafião é humilde e hospitleira, não usa termos jocosos, a não ser que também o sejam para com eles!
Parte dos leitores conhece as gentes de Fafião, das caminhadas que por lá faz, e deve concordar comigo, nesta apreciação!
Já agora quem caminha geralmente tem uma máquina fotográfica sempre à mão, teria sido uma boa oportunidade de a usar e apresentar como prova!
Parte dos proveitos financeiros desta aldeia, provém da venda dos pinheiros que pertencem ao concelho dos baldios, até hoje nunca vi nimguém queimar o seu próprio dinheiro!
Vamos ser mais cuidadosos e moderados com as acusações.
Identifico-me, como me identifico em todos os comentários que faço nos diversos Blogs!
Jorge Nogueira
Tenho dito!

Anónimo disse...

Antes de mais, e se leu o que escrevi, não estou a acusar a população de Fafião. O trilho que fiz é que teve como destino a aldeia de Fafião. Poderia muito bem ter mencionado Pincães ou Cabril ou mesmo Ermida...não calhou simplesmente!!!Não estou a pôr em causa a honra da aldeia a,b ou c!!!! Eu também adoro caminhar e ser bem recebido pelas aldeias da serra.

Se tem dúvidas no meu relato, faça a caminhada que eu fiz, e há-de reparar que a Oeste do Alto de Palma está parcialmente ardido, e não vou estar aqui a mencionar o residente que fez tais comentários, além de não o conhecer também não estou aqui para provar nada, simplesmente relatei o que vivenciei nesse dia.

E mais, sou originário de uma aldeia de Cabeceiras de Basto onde acuso literalmente um ou outro pastor de cometer tais actos. Sei perfeitamente que o gado precisa de pasto, que escasseia na montanha, compreendo a necessidade de o fazerem, só não acho bem que o pratiquem!!!Principalmente nestas condições!!!

Agora essa da máquina, há-de me explicar como é possível, com uma máquina com zoom optico de 2x a uma altura de cerca de 800 metros conseguir focar um indivíduo que está a cerca de 1100 m....


E queria que fizesse o quê???

fosse a correr para a aldeia mais próxima ( a + de 7 km) a avisar a gnr e os bombeiros que fulano tal andava a pegar fogo em tal sítio? Para depois receber uma resposta torta da parte deles???!!!
queria que eu trepasse mais de 300m para abordar o fulano, depois de já ter trepado da pigarreira às rocas???

Infelizmente não pude fazer nada....mas, felizmente, quando cheguei a fafião já não havia sinal de chamas e fumo.

É verdade que devemos ter sempre uma atitude preventiva e reacionária, mas passar do papel aos actos nem sempre é fácil como parece...

Ainda por cima quando temos obstáculos

Esta é a minha opinião!!

Saudações montanheiras

Jorge Nogueira disse...

Caro Anónimo,
Tardou a resposta mas li o que li, na altura não pode desmentir o que escreveu, acusou uma aldeia de cumplice! Mas ...fui lá à procura de informações e digo:
1º Nesse dia era o dia das queimadas controladas, ou seja estavam os Bombeiros de Salto e os Sapadores Florestais de Fafião de prevenção;
2º Ninguém na aldeia de Fafião se lembra que os tenham questionado sobre o "pseudo-incendiário" ou sobre o sucedido ( e desculpe que lhe diga só me faltou falar com um rapaz que está no hospital).
Eu acredito nas gentes de Fafião e estes Post´s vão ser lá afixados!Continuo a afirmar, para sarcástico, sarcástico e meio!
Não me interessa de onde é, e o que fazem na sua terra, na minha (Bragança) diz-se "cada roca tem seu uso..."
Nem sei se o Anónimo será de alguma organização ou mesmo do parque a tentar passar culpas...
Anónimos???? Dê a cara!
Caso queira tirar isto a limpo, convido-o a ir a Fafião comigo e limpar o que escreveu com covardia, com o nome do gajo que ganha o Euromilhões "ANÓNIMO"!
Boas caminhadas,
Por mim assunto encerrado!

Abraço
Jorge Nogueira