segunda-feira, 23 de março de 2009

Catástrofe na Albergaria?... (II)

Mais de 24 horas depois de ter sido declarado, continua sem controlo o fogo que lavra perto da Mata da Albergaria. Segundo as notícias disponíveis o incêndio continua numa zona de acesso extremamente difícil.

Pela altura em que escrevo esta entrada no blogue não sei se o helicóptero espanhol que ajudava no combate às chamas ainda estára presente no local.

Por outro lado, também não sei se os nossos meios aéreos de combate a incêndios estão disponíveis.

O que me parece é que alguém só vai acordar para o problema quando já for demasiado tarde e quando já nada restar a não ser uma paisagem queimada e muita mágoa pelo que perdemos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Viva Rui.
O site da proteccaocivil.pt vai actualizando os dados.

'No local: uma equipa de Sapadores Florestais, cinco equipas do Grupo de Intervençãode Protecção e Socorro da GNR, uma equipa do Grupo de Análise e Uso de Fogo (GAUF), uma equipa do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade(ICNB) e Veículo de Comando e Comunicações (VCOC). No Posto de Comando estão:2º Comandante Operacional Distrital, Adjunto Operações Distrital, a caminho do local Comandante Operacional Distrital . Incêndio não entrou na zona crítica da Mata de Albergaria, Incêndio com uma frente em local de difícil acesso com propagação lenta. Helicóptero Bombardeiro Pesado (Kamov) no local, accionado Helicóptero Emergência Socorro e Assistência 01 .'

Miguel Borges disse...

Notícia no público

Transcrevo esta parte:
Segundo o vice-comandante distrital dos bombeiros, Paulo Nunes, as chamas estão neste momento próximo do topo da serra do Gerês - que tem 1534 metros -, numa zona de fronteira entre Portugal e Espanha com picos graníticos de muito difícil acesso, próxima das antigas minas de volfrâmio, desactivadas desde o fim da Segunda Guerra.

Será possível que tenha passado para a encosta nascente e galgue até carris??

Pelo que vi no mapa da protecção civil, o incêndio terá começado na encosta poente...

Alguém quer comentar?

Abraço,
Miguel Borges.

Rui C. Barbosa disse...

A ser verdade esta nota alguém está a esconder alguma coisa pis as distâncias envolvidas são muito grandes entre a Albergaria / Portela do Homem e as Minas dos Carris... Acho difícil em 24 horas o fogo passar da Albergaria para as Minas dos Carris. Ou então estamos a falar de um incêndio diferente.

Miguel Borges disse...

Precisamente Rui. Mas a fazer fé na informação do site da protecção civil, o único incêndio mencionado nas imediações é apenas o da albergaria (primeiro da lista).

Volto a questionar-me se o relato está a subestimar a realidade...

Ab,
Miguel.