quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sondagem "Limpar Carris"

Carris, 7 de Outubro de 2007

Terminou mais uma sondagem que foi colocada aqui neste blogue e em relação à questão colocada os resultados falam por si. Obviamente que esta não é nem de perto uma sondagem científica, mas quando se constata que dos 62 votos 98,4% estaria disposto a participar numa acção de limpeza da área das Minas dos carris e do Vale do Alto Homem, é algo que dá que pensar.

Por outro lado, é certo que uma coisa é dizer que sim, estaria disposto a participar nessa acção e outra é participar mesmo, mas isso depende de muitos factores. No entanto, é certo que é forte a intenção de prosseguir com a actividade. Mas infelizmente não é só a nossa vontade que a fará concretizar! Porque digo isto? É simples: vejam o exemplo do que ocorreu ainda nesta semana na estrada que liga S. João do Campo - Bouça da Mó - Albergaria. Já em tempos havia falado do estado deplorável daquela estrada. Achava incrível como se poderia pagar uma taxa de 1,50€ para passar por uma odisseia de buracos e pó! Um grupo de «voluntários» terá resolvido o problema dado que pelos vistos quem o deveria fazer não o fez!

Isto levantou-me uma questão: "Porquê e qual a intenção de a entidade responsável não reparar essa estrada?" É certo que ela atravessa aquilo que é por muitos considerado o coração do nosso único parque nacional... mas porque não a repararam? Seria por não haver fundos para tal? Seria para castigar alguém? Seria porque a entidade (leia-se Parque Nacional da Peneda-Gerês) querer afastar as pessoas daquela zona? São muitas perguntas que certamente não terão resposta... Isto leva-me ainda a pensar em mais uma questão que vou generalizar: "Porque é que muitas áreas do parque nacional estão tão degradadas?"...

Mas isto leva-nos de volta à nossa sondagem... É certo que há muita gente disposta a colaborar de forma voluntária (repito DE FORMA VOLUNTÁRIA!!!) na preservação de uma área do parque nacional. Numa altura de tão apregoada crise o que é que se vai fazer com esta vontade? Será que os 10 ou 15 metros da Abilheirinha serão impeditivos de se avançar com uma colaboração? Será que teremos um autismo endémico a impedir que se faça algo? Será que o pedestal é assim tão alto que a plebe lá no fundo não sabe do que fala?

Aguardar, vamos...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Considero uma atitude valiosa a manutenção e protecção do PNPG e esta iniciativa de limpeza deveria ser aceite pla direcção. Acho que a direcção ou quem quer que seja o responsável deveria investir mais na vigilância e sensibilização das pessoas que por lá andam, principalmente nesta altura critica, sem, claro, proibir a circulação de pessoas seja onde for. Contudo, penso que não deveriam autorizar a circulação de automóveis em estradas como a que passa na mata da Albergaria.