quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Abrigos de Montanha

Carris, 26 de Abril de 2008

Entre os dias 25 e 27 de Abril de 2008 teve lugar a Iª Arqueoexpedição às Minas dos Carris. Um dos objectivos dessa expedição era o de catalogar e referênciar os muitos abrigos de montanha tradicionais que existem na zona dos Carris.

Nos trabalhos que foram levados a cabo, mas que ainda estão incompletos, foram referênciados 25 edifícios ou estruturas que serviam de abrigo entre o Salto do Lobo, a Corga da Carvoeirinha e a parte superior da Corga da Lamalonga. A distribuição dos abrigos encontra-se representada na seguinte fotografia obtida a partir do Google Earth e onde foram assinaladas as localizações dos mesmos:

Dos abrigos referênciados, 52,2% são do Tipo 1, isto é com a típica forma em igloo ou em abobada de uma só divisão que encontramos na Serra do Gerês e em outras montanhas nacionais; 39,1% são do Tipo 2, tendo uma forma hortogonal de uma só divisão; e 8,7% são do Tipo 3 com uma forma em igloo ou em abobada com duas divisões.

Na sua grande maioria, e como seria de esperar, estes abrigos encontram-se em estado de ruína avançada (79,2%) com 4,2% das estruturas num estado considetado degradado e 16,2% encontram-se relativamente conservados.

Relativamente aos materiais com que são construídos, 96,0% dos abrigos são construídos em pedra (graníto) o material por excelência, enquanto que 4,0% são construídos com outros materiais.
Num futuro próximo irei tentar terminar este trabalho pois penso ser um trabalho importante para a compreensão daquela zona da Serra do Gerês.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: