Carris, 10 de Fevereiro de 2008
Construída em 1956, a represa das Minas dos Carris é um lugar de visita obrigatória para aqueles que caminham até às ruínas do velho complexo mineiro. A represa teria como função proporcionar a água necessária para a lavagem do minério na lavaria sendo ainda possível distinguir em alguns locais os suportes das condutas que ligavam os dois pontos.
Sendo um local de contemplação e a partir do qual se pode ter uma vista privilegiada sobre a Garganta das Negras e em direcção ao Pico da Nevosa, é também um local de tragédia pois foi aqui que ocorreram as mais recentes mortes registadas naquela zona. Se no Verão é um local que convida a um mergulho refrescante nas suas águas escuras, no Inverno todo o cuidado é pouco pois o frio intenso gela as suas águas criando uma armadilha mortal.
Fotografias: © Rui C. Barbosa
2 comentários:
Recentes mortes?Como foi isso?
Estas mortes tiveram lugar nos anos 90 (finais) quando um grupo em visita ao Carris decidiu tirar uma fotografia sobre o gelo da represa dos Carris. O peso foi demasiado e algumas pessoas acabaram por cair à água quando a camada de gelo se partiu. Duas delas morreram afogadas. tenho algures um recorte de jornal que fala sobre o acidente, vou tentar encontrá-lo. Na altura alertei a comunicação social para o perigo que estava escondido na Serra do Gerês, mas nada acabou por ser feito.
Enviar um comentário