sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O volfrâmio perdido na Lamalonga

Carris, 7 de Outubro de 2007

Apesar de uma das concessões mineiras existentes nos Carris se referir à Corga da Lamalonga, a exploração nesta zona limitou-se à extracção do volfrâmio existente nos aluviões. Este foi sempre um trabalho a céu aberto não se dando a prospecção do minério em profundidade.

Com o decorrer das sondagens levadas a cabo na área dos Carris, tornou-se evidente que o filão volfrâmico evoluía em profundidade terminando do chamado Filão Paulino explorado na Garganta das Negras.

A concessão do Salto do Lobo foi a exploração mais importante das Minas dos Carris. Após extraído das profundezas da Terra, o minério era trazido à superfície e encaminhado para a lavaria existente no topo da Corga da Lamalonga. Daqui o minério era transportado para os fornos e outros processos que o preparavam para a viagem até aos locais de venda. No entanto, algum do minério acabava por ficar na escombreira da Lamalonga onde era recolhido por pessoas não pertencentes à 'companhia' e vendido individualmente, ajudando assim a economia de algumas famílias serranas.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: