sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Carris e o Parque Nacional da Peneda-Gerês

Carris, 10 de Fevereiro de 2008

Chega mais um fim-de-semana e provavelmente muitos irão procurar caminhar até às Minas dos Carris. Curiosidade levantada pela sensacionalista abordagem aos acontecimentos de há duas semanas feita pelos meios de comunicação social, que em pouco tempo fizeram o que dezenas de blogues não tinham feito durante meses, muitos irão rumar à Serra do Gerês.

Tal como tem acontecido em outros portais na Internet, também este blogue é descoberto por muitos que procuram na rede informações sobre as 'minas dos Carris', o 'alto da Nevosa', 'os perdidos no Gerês', e muitas outras palavras.

Espero que as talvez dezenas de pessoas que nos próximos fins-de-semana visitem o Parque Nacional da Peneda-Gerês em geral e os Carris em particular à procura de vestígios dos 'perdidos', tenham plena consciência do local onde se encontram. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é a única, ÚNICA, área protegida existente em Portugal com esta classificação. Para quem desconhece o que é um parque nacional transcrevo aqui uma definição dada no sítio do Instituto Conservação da Natureza e Biodiversidade: "Área com ecossistemas pouco alterados pelo homem, amostras de regiões naturais características, paisagens naturais ou humanizadas, locais geomorfológicos ou habitats de espécies com interesse ecológico, científico e educacional. "

Por outro lado, a zona da Serra do Gerês que visitarem encontra-se perto de áreas de protecção parcial ou mesmo integral, isto é áreas que devem ser respeitadas por serem verdadeiros santuários da Natureza existentes em Portugal e que são um património único e de todos nós.

Assim, ao visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês convém lembrar que não deve conduzir o seu carro para fora das estradas; a pé deve seguir os caminhos e os trilhos existentes; deve acampar apenas nos Parques de Campismo; não deve fazer lume; deve levar consigo o seu lixo ou coloque-o nos recipientes apropriados; não deve colher plantas, flores, cogumelos, frutos ou amostras minerais; deve respeitar as indicações dos guardas, vigilantes e técnicos do Parque; não perturbe a tranquilidade dos locais que visita; e deve sempre cumprir os regulamentos de caça e pesca!

Garanta o nosso único Parque Nacional para as gerações futuras.

Fotografia: © José Afonso Duarte

Sem comentários: