quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Carris, orónimo (II)

Carris, 1891

Já anteriormente havia escrito um pequeno texto sobre a minha teoria que procura explicar a origem do orónimo Carris (datado de 27 de Março de 2007). Sempre achei que esta designação é muitíssimo anterior à existência das minas de volfrâmio e o mapa que ilustra esta entrada no blogue serve mais uma vez para o provar.

O mapa que aqui reproduzo foi publicado pela primeira vez em 1891 no livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge.

Este mapa é muitíssimo interessante e revela-nos uma Serra do Gerês com pormenores que muito desconhecem. De notar na sua parte superior direita a marcação dos Carris e o interessante detalhe de não estar assinalado qualquer caminho para o ponto mais alto da Serra do Gerês através do Vale do Alto Homem.

Mapa: © Ricardo Jorge

2 comentários:

carlos disse...

É sem dúvida um mapa muito interessante com muitas cotas e uma grande qualidade nas linhas de nível. Mas o que é o duplo tracejado que passa por Carris e percorre todo o lado direito do mapa? É um limite do "Gerez" da altura?

Rui C. Barbosa disse...

Também achei essa divisão interessante. Aparentemente a linha parece indicar algum tipo de divisão administrativa da altura pois parece-me que poucos anos antes o Gerês começou a ser gerido por algum tipo de serviços florestais do reino.