segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Perdidos...

Esta entrada será como que uma espécie de editorial.

Não tenho por costume falar das caminhadas que outras pessoas fazem quando vão visitar as Minas dos Carris. No entanto acho necessário mais uma vez chamar aqui a atenção para as condições que as pessoas podem encontrar quando visitam aquela zona da Serra do Gerês, quando visitam a Serra do Gerês e também que condições são oferecidas às pessoas que visitam a Serra do Gerês.

Comecemos por esta última. Antes de mais sabemos em que país vivemos... somos pobres, mas temos a mania que somos muito ricos e isso reflecte-se nas condições de vida das pessoas. Como um hipermercado tem preços mais baratos até vamos mais vezes ao cinema e fazemos mais viagens... alguns vão para fora lá fora, mas a maioria vai para fora cá dentro... afinal não somos assim tão ricos e o hiper não é assim também tão barato... Enfim, saímos então para as nossas montanhas que são pequeninas mas que, tal como o país, também têm a mania que são altas e por vezes proporcionam condições de altas montanhas... E vamos nós, todos felizes e contentes tentar conquistar cumes, sem o patrocínio de um grande banco e sem um sherpa para carregar com o nosso peso...

Há quem decida ir sozinho e há quem decida ir a pagantes... Não vou falar destes últimos, pois a aventura é só de fachada e não daria para escrever muito... Vão então eles para a serra, o tempo até melhora mas lá no fundo, na consciência, sabemos que o Boletim Meteorológico disse que o tempo estaria instável e talvez nevasse... mas não é isso que procuramos? Vamos então para a serra... levamos um GPS e também uma tenda... vamos para o Parque nacional da Peneda-Gerês onde sabemos ser proibido acampar fora dos locais permitidos, mas só levamos a tenda não vá acontecer alguma coisa má, tipo ficarmos perdidos ou assim...

O dia está lindo, caminhamos e caminhamos.... ficamos deslumbrados com o que o nosso Portugal nos tem para oferecer nas nossas montanhas que têm a mania de ser grandes. "Como há quem não compreenda isto? O que é bom é conduzir a uma domingueira velocidade de 40 km/h e depois ir sebentar para o hiper de estimação e ou para uma loja de electrodomésticos para não parecermos parvos..."

A certa altura, ops, o tempo muda... Azar não marcamos a rota no GPS... estamos perdidos no meio da serra. Felizmente temos um contacto e ligamos com o 112. Dá-mos as coordenadas e agora esperamos neste sítio na nossa tenda que ainda bem que veio... o problema é que têm de passar a noite lá. Frio, chuva, nevoeiro... lobos famintos, ah... não isso foi noutro tempo porque a conservação deu cabo deles... De manha vem a equipa de socorro e o heli para os levar dali.

Falo agora um pouco das condições que encontramos quando visitamos as Minas dos Carris! De tantas vezes ir aos Carris já lá vi de tudo... já vi os temerários a subir em pleno Verão de chinelos e com a peitaça ao Sol, já os vi a subir de sapatilhas e a chover a cântaros; já os vi a subir carregados... que nem sherpas, e os que sobem com muito ar na mochila; já os vi a subir carregados de comida e já vi os que levam um pão com o 'tulicreme'. Enfim, já vi de tudo... ou quase... A realidade é que a maior parte das pessoas que lá vão não sabem para o que vão... Vão visitar umas ruínas no meio da serra, até tem um caminho para lá e tudo. Bom, seria ter lá um café para beber uma bejeca depois da caminhada!

Se por um lado sou um crítico da atitude que o Parque Nacional da Peneda-Gerês tem em relação aos Carris, por outro compreendo a sua atitude. Bom, não compreendo pelo facto de serem um iluminados da preservação ambiental, não me parece que sejam, mas pelo facto de que pura e simplesmente nós em geral, aqueles que pensam ser os ricos, não nos sabemos comportar na montanha e no nosso único parque nacional. As pessoas devem estar preparadas e preparar o que vão fazer. Não se pode nem deve ir para a montanha sem saber o que fazer, sem ter o mínimo de conhecimento sobre onde se está, sem saber ler um mapa do terreno. Corre-se o perigo de ficar numa situação complicada e perigosa...

A caminhada às Minas dos Carris não é fácil, vá por onde se for. Sendo uma caminhada difícil deve-se pensar no que se vai fazer e acima de tudo como se vai fazer!

A situação vivida pelas três pessoas que se perdem na Serra do Gerês entre Pitões das Júnias e as Minas dos Carris será resultado de um mau conhecimento da serra. Nesta situação nem o GPS, que muitos pensam ser o espírito santo do montanheiro, os ajudou... pura e simplesmente estavam perdidos.

Estando perdidos chegamos à questão: que condições existem para salvar pessoas em situações difíceis na zona das Minas dos Carris? Os acessos são fáceis? A estrada está transitável para veículos de socorro? E se o nevoeiro persiste durante muitos dias? E se um desses montanheiros se encontra num estado de não poder caminhar?

Estas e outras são questões pertinentes que seria interessante ver respondidas... neste nosso país rico...
Fotografia: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Anónimo disse...

apesar de ser obrigado a concordar com quase tudo o que foi dito parece-me exagerado todo este mediatismo a volta do caso.. ate porque ja fui varias vezes aos carris por tres rotas e nunca achei que fosse complicado a parte de orientaçao.. do lado da portela entao nao tem que enganar.. claro que existem perigos: torcer um pé ou partir uma perna.. nevoeiro neve.. e é aí que entram os serviços de socorro que neste caso acho que foram exagerados.. ou pelo menos mediatizados.. os caminheiros tinham material de sobrevivencia tenda ( a pernoita nao é.. ou pelo menos nao era proibida agora nao sei:() tinham gps e aparentemente conheciam a zona para se aventurarem desde pitões.. se calhar nao queriam era la passar a noite e ainda tinham bastante para andar.. mas apesar de tudo este genero de treino acaba por ser valioso para os bombeiros e para os guardas do parque já que nunca ouvi dizer que fizessem simulacros para resgates deste genero. e consta-se que já morreram duas pessoas na lagoa e para ir lá cima neste genero de salvamentos so realmente com helicopetero ou um jipe a sério.. mas ainda bem que tudo acabou bem e eles ja estao em casa com uma historia para contar aos amigos..

Jose Paulo disse...

Cheguei a este blog através do Google devido á "aventura" dos 3 "montanhistas" e do seu "salvamento". Confesso que não conhecia tal local no Gerês ("mea culpa") mas nunca faria uma caminhada tão extensa sem ninguém experiente e conhecedor da zona e naquele tempo instável!

Parabéns pelo blog e sua temática!

José Paulo Andrade
www.pbase.com/jandrade