segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Epopeia na Serra do Gerês (V)

Carris, Março de 1955

O nevão que em finais de Fevereiro de 1955 caiu na Serra do Gerês, é referenciado como um fenómeno atmosférico extremo. Toda a Serra do Gerês ficou coberta com um manto branco com a neve a resistir até finais de Junho em algumas zonas da serra.

Este nevão isolou os habitantes do complexo mineiro dos Carris. Apesar de habituados aos rigores dos altos serranos, as duzentas almas nos Carris não esperavam que o tempo fosse tão cruel. Muitos não tinham roupa adequada para os rigores do Inverno e em alguns dias os alimentos começaram a escassear.

O seguinte texto é da autoria de António Gonzalez que assinou uma reportagem na revista O Século Ilustrado onde foi descrita a epopeia vivida no Gerês...

"Um aspecto das minas dos Carris, já depios de as portas das instalações mineiras terem sido abertas com pás, por estarem cobertas de neve".

Fotografia: © O Século Ilustrado / Rui C. Barbosa

2 comentários:

Agostinho Costa disse...

Vê-se perfeitamente que o pequeno edifício constituido por cantina do pessoal superior, escritórios e depósito de minério, está praticamente coberto pela neve. Incrível a resistência daqueles homens com tão poucos recursos para fazer frente a uma situação como aquela. Tempos difíceis, de homens temerários e decididos. Naquele tempo todo o trabalho era encarado como sobrevivência e havia mais coesão como forma de superar as dificuldades que eram criadas pela agressividade dos elementos. Hoje, parecemos mais fracos, tanto é o conforto e a tecnologia à nossa disposição. Seriamos mais fracos, se nos tirassem os meios actuais e nos transportassem para aquele tempo. Será que seríamos capazes de superar tamanho obstáculo?

Rui C. Barbosa disse...

...e o mais interessante é de que falamos de um tempo de há 50 anos atrás e parece que estamos a falar de algo vivido há séculos. Por um lado, a tecnologia turva-nos o olhar...