domingo, 27 de janeiro de 2008

5 de Setembro de 1979

Carris, 5 de Setembro de 1979

Mostro-vos três 'novas' fotografias não das Minas dos Carris mas de parte do caminho até às minas. Estas fotografias reportam-se a uma altura da qual eu tenho poucos registos fotográficos.

A primeira fotografia em cima mostra um grupo de Caminheiros do Clã 59 do Agrupamento XIX - S. Vicente, Braga, do Corpo Nacional de Escutas após uma visita às Minas dos Carris. Na imagem é visível o grupo de jovens a descer a estrada que liga a ponte sobre o Rio Homem e as Minas dos Carris. Como se pode notar o estado da estrada então era muito melhor do que é na actualidade apesar de ser um caminho de terra batida e de as minas estarem já encerradas há alguns anos. De notar também o escasso coberto vegetal na margem oposta.

A segunda imagem em baixo será já mais familiar para aqueles habituados a percorrer este caminho. Nela vê-se parte da Serra Amarela e um pormenor deveras interessante. Se repararem na zona inferior esquerda da imagem, verão um dos muitos postes de sustentação do cabo do telégrafo que antigamente percorria o vale até às Minas dos Carris. O cabo acabou por ser retirado no princípio dos anos 90.
A terceira imagem mostra-nos novamente o grupo de Caminheiros Clã 59 do Agrupamento XIX - S. Vicente, do Corpo Nacional de Escutas e também nesta imagem são visíveis alguns dos postes de madeira que sustentavam o cabo do telégrafo.

Fotografias: © José Alberto Antunes Soares

2 comentários:

Anónimo disse...

Rui , os postes que dizes serem de telégrafo na realidade eram de telefone . Eu sei isto porque cheguei a telefonar , daqui de Braga , para o Serrinha !

Rui C. Barbosa disse...

Ok! Fica a correcção! Obrigado pelo comentário!!!