domingo, 13 de janeiro de 2008

Epopeia na Serra do Gerês (IX)

Carris, 26 de Fevereiro de 1955

A neve começou a cair de forma intensa na Serra do Gerês em meados do mês de Fevereiro de 1955. Para os mineiros e restante pessoal nas Minas dos Carris, o que parecia ser um normal nevão de Inverno viria a transformar-se talvez numa das mais impressionantes aventuras vividas em Portugal na segunda metade do Século XX.

Após ter dado a conhecer aos leitores a epopeia descrita na revista O Século Ilustrado onde se retrata a aventura vivida na Serra do Gerês em finais de Fevereiro de 1955, reproduzo aqui as notícias que o jornal O Século ia publicando sobre os acontecimentos.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem Rui só me resta dar-te os parabéns por este magnifico blog.
Tens feito um trabalho de pesquisa sobre os carris impressionante. É de louvar este teu amor pelos carris e a forma que escolheste para o manifestar.
Se houvesse mais pessoas como tu quem sabe as coisas mudavam um pouco? Quem sabe se aqueles que dizem ser o PNPG não se interessavam mais pelos carris, em preservar as suas ruinas e dar a conhecer a sua história em vez de deixarem tudo ao abandono e tentarem evitar que as pessoas lá vão como se tudo tivesse sido riscado do mapa?
Que mal fazia ao Geres ter um museu sobre carris, onde todos podiam conhecer um pouco da historia das minas, das pessoas que lá trabalharam e dos momentos que lá passaram?
Que mal fazia as pessoas poderem (controladamente) visitar um dos sitios mais bonitos do Geres e de Portugal???
Eu sei dá trabalho!!!
É mais facil meter cadeados, destruir os acessos que outros arduamente construiram e dizer: É PROIBIDO E MAIS NADA....!
Tenham vergonha! Mostrem um pouco de respeito por quem trabalhou nas minas dos carris e por todos aqueles que gostam do Geres.