quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Trabalhos em Lamalonga?

Carris, 13 de Abril de 2004

As Minas dos Carris eram compostas por três concessões mineiras principais: o Salto do Lobo (2234), a Corga das Negras (2806) e a Lamalonga (3120). A maior parte dos documentos fotográficos que me foram cedidos dizem respeito aos trabalhos levados a cabo na concessão do Salto do Lobo. Ao ter conhecimento destas concessões o visitante das Minas dos Carris facilmente conseguirá identificar, com a ajuda de um mapa da área, a localização destas três concessões.

Se em duas delas, nomeadamente no Salto do Lobo e na Corga das Negras, são bem visíveis os trabalhos de exploração mineira quer no subsolo quer à superfície, o mesmo já não acontece na Lamalonga (ou Corga da Lamalonga). A inspecção no terreno não revela à primeira impressão qualquer tipo de trabalho mineiro. No entanto e após conversa com o Eng. Adriano Barros, último Director Técnico destas três concessões, foi-me referido que a exploração na Lamalonga se centrou numa fase mais posterior nos aluviões existentes naquela corga.

A consulta de documentação relativa a esta concessão mineira revela diferentes pontos de prospecção de volfrâmio nos tempos da Sociedade das Minas do Gerês. A fotografia seguinte pode talvez ser um dos únicos documentos que mostra trabalhos levados a cabo na Lamalonga, no entanto é uma fotografia que me levanta dúvidas sobre a sua localização exacta. Existem porém na fotografia alguns detalhes que podem ajudar a identificar o local e este será um dos objectivos da minha próxima ida às Minas dos Carris em Fevereiro.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa

Sem comentários: