quinta-feira, 16 de abril de 2020

Encosta de Caramelo, um topónimo Geresiano


Ao olhar para o mapa do Parque Nacional da Peneda-Gerês da Adventure Maps, reparei num topónimo sobre o qual já tinha lido mas do qual me escapava a localização.

Apesar de apresentar alguns erros (um dos quais não admissível para um mapa deste tipo, mas sobre o qual falarei noutra altura), o mapa é uma boa ferramenta para quem se quer aventurar nos trilhos do nosso único parque nacional, daí considerar a localização deste topónimo fidedigna, mas sujeita a confirmação pelos locais.

Ora, a figura em cima mostra a localização da Encosta de Caramelo. As duas fotografias seguintes mostram uma panorâmica geral obtida desde a Geira Romana logo após a Volta do Covo na direcção Este para a Mata de Albergaria, e a outra fotografia foi obtida antes da chegada ao Rio Forno vindo da Portela do Homem junto do Centro de Recuperação de Animais Selvagens.



Utilizando a referência do mapa citado, a Encosta de Caramelo corresponderá à encosta da margem esquerda do Rio do Forno.

Mas qual o significado de 'Caramelo' na toponímia do Gerês? Citando o livro "Pela Serra do Gerês e ao longo da Jeira" (Fernando da Silva Cosme, 2015 - págs. 44 e 45): "Do Latim CALAMELLU "cana pequena", diminutivo de CALAMU "cana". Caramelo é gelo que se forma no alto da serra. A seguir às chuvadas são espectaculares os pingos gelados escorrentes de ramos de árvores e arbustos que, iluminados pelo sol, formam miríades de luzes e cores. Não menos impressionantes são as cascatas "descendo" de alturas mas paredes, formando um só fuso de gelo, de beleza louca quando batidas pelo sol, fazendo cintilar nelas as diversas cores do arco-íris. Verifica-se isso, por exemplo, na Queda das Albas, junto aos Carris. Referem-se a uma destas situações o Caramêlo e o Colado Cimeiro do Caramêlo no monte de Vilarinho."

Ora, ao se referir à Queda das Albas, Fernando da Silva Cosme indica erradamente um outro topónimo para a Água da Laje do Sino, que de todo fica "...junto aos Carris."

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: