quinta-feira, 28 de abril de 2022

Trilhos PNPG - Trilho Pertinho do Céu

 


Ao fim de quase 10 anos voltei ao Trilho Pertinho do Céu e às paisagens da Branda de Busgalinhas e da Branda de S. Bento do Cando.

A informação sobre o percurso está disponível aqui, enquanto que o traçado está disponível aqui e aqui.

Segundo a descrição oficial, o percurso inicia-se a "...cerca de 700 metros do cruzamento para o lugar da igreja da Gavieira, mesmo junto à estrada que une Rouças a S. Bento do Cando, abre-se à nossa esquerda um velho caminho lajes sinalizado por uma placa que indica o início do percurso.


Pondo pés ao caminho vamos calcorreando as largas lajes marcadas pelos rodados dos carros de bois; trata-se pois de um carreteiro, o qual nos conduzirá, por entre o belo carvalhal à Branda de Busgalinhas. 

À medida que vamos subindo deparamo-nos com exemplares de gado bovino das raças autóctones Barrosã e Cachena, que durante o dia apascentam para ao final da tarde, regressarem às suas cortes. Pouco antes de chegarmos à Branda, podemos observar os campos cultivados com centeio, rodeados por muros de pedra solta e no meio de caos granítico surge por entre a penedia a Branda de Busgalinhas. Trata-se de um pequeno povoado que se encontra apenas ocupado durante o Verão para o apoio à atividade pastoril."


Após a passagem pela branda pertencente à população do lugar da Igreja da Gavieira, segue-se por uma estrada "...em direção à Branda de S. Bento do Cando, também propriedade das populações da Gavieira. Trata-se de um povoado bastante conhecido pelas romarias de adoração à imagem de S. Bento. Desde aqui descemos em direcção ao Rio Grande por um trilho de pastores. Nesta descida devemos ter o máximo cuidado, prestando atenção às marcações, pois o caminho não se encontra bem definido. Depois de passarmos uma rústica construção que serve para arrecadar as alfaias agrícolas e o gado, atravessamos um ribeiro por um trilho que se abre na densa vegetação, sendo a única passagem possível para seguirmos caminho em direção à Gavieira. Continuamos caminho, seguindo o rio à nossa esquerda que vai moldando a paisagem e criando belas cascatas e poças convidativas nos refrescarmos. Pouco depois desembocamos numa estrada alcatroada que nos levará a visitar o típico lugar da Igreja, para depois subirmos por um caminho coberto de cimento que nos conduzirá ao lugar onde teve início este belo percurso."

Iniciando o percurso na direcção contrária à Gavieira, vamos entrar num carreiro calcetado onde as pedras mostram as marcas da passagem do tempo. Em tempos estes caminhos faziam as ligações entre os diversos povoados, mas hoje encontram-se em adiantado estado de degradação em alguns pontos. 



A longa subida leva-nos pelo vale onde correm o Rio da Boussada e o Rio da Costa do Eixo, passando em Viseu e mais acima nas vertentes do Colado da de Pranaia, seguindo depois pela Costa do Eixo. À medida que vamos ganhando altitude, surge-nos a paisagem da Serra da Peneda como pano de fundo à Branda de S. Bento do Cando. O caminho vai-se acalmar na sua arrematada costa acima na Eira do Grilo e na passagem do Coutinho da Gândara, começando a caminhar por entre campos cultivados com centeio, rodeados por muros de pedra solta. Em frente, o caos granítico serve de caixilho natural à Branda de Busgalinhas.

A passagem pelo silêncio da branda vai-nos levar até à Coutada de João Velho, iniciando então a descida para a Branda de S. Bento do Cando. O percurso segue durante algumas centenas de metros pela estrada asfaltada, passando a Corga de Olivo e a Encosta da Cabana. Antes da chegada ao Couto Grande, tomamos um caminho lajeado que nos permite a passagem da parte cimeira da Corga da Feicha e a entrada na Branda de S. Bento do Cando.

Após uma curta paragem no café da D. Amélia, prossegui caminho, descendo através dos Nabais para os Coutos da Bessada e daqui através da Corga do Lazarado até chegar perto das margens do Rio Pomba. Nesta fase, o percurso vai percorrer sempre o fundo do vale, umas vezes mais próximo, outras mais afastado do rio. Seguindo pela Volta do Caminho, mais adiante vamos passar o Rio das Ninhadas à vista de um pequeno conjunto de construções bucólicas numa paisagem agrícola. Segue a Poça das Chedas e a Portelinha, chegando pouco depois à Gavieira já perto do final do percurso.



































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: