segunda-feira, 18 de abril de 2022

Trilhos PNPG - (Regresso ao) Trilho da Preguiça

 


Regressei ao Trilho da Preguiça que percorre a Encosta do Arnado, sobre a vertente esquerda do vale de falha do Rio Gerês. Além dos aspectos gerais do percurso, este decorre em parte do antigo caminho que em tempos ligaria Vilar da Veiga (e as Caldas do Gerês) às zonas mais elevadas da Serra do Gerês ao percorrer o Vale do Rio Gerês.

Este pequeno, mas interessante e bonito percurso, pretende proporcionar ao visitante não só um contacto direto com a natureza, mas também, despertar o sentimento de pertença à comunidade envolvente e estimular a vontade pelo saber. É nesta grande diversidade de coberto vegetal que reside o principal interesse desta região. Por um lado, preserva formações vegetais com uma diversidade de espécies e uma estrutura relativamente próximas da vegetação primitiva que cobria toda a região – o carvalhal. Por outro, apresenta outras formações vegetais que evidenciam o impacte de atividades humanas, nomeadamente a agricultura, a pastorícia, a produção florestal, o fogo e a introdução de espécies exóticas sobre a cobertura vegetal original.

O folheto do Trilho da Preguiça pode ser obtido aqui e o seu percurso aqui.


Fiz o percurso iniciando a caminhada para Sul. O carreiro vira a Nascente e percorre as imediações da Casa Florestal da Preguiça antes de iniciar a subida da Encosta do Arnado através dos velhos caminhos dos Serviços Florestais e de carreiros criados para o percurso em questão. Em breve, atravessamos o Ribeiro da Laja e continuamos a subir por um frondoso carvalhal, memória do antigo coberto vegetal. O percurso vai continuar encosta acima, oferecendo uma interessante perspectiva do espigão Sul do Pé de Cabril e da Costa de Istriz e do Maninho.

Após atingir o seu ponto mais elevado por entre grandes blocos de granito, o percurso inicia a sua descida que nos levará às proximidades do Rio Gerês e ao antigo caminho que ligava as Caldas do Gerês à Portela de Leonte. O caminho vai-nos levar a atravessar o Ribeiro da Cantina e a velha calçada portuguesa antes de chegar ao abrigo pastoril (forno pastoril) do Curral de Mijaceira. Continuando o percurso, iremos passar uma velha ponte sobre o Rio Gerês e mais adiante chegamos à base da Cascata de Leonte.


Na Cascata de Leonte o PR10 TBR inverte o sentido, percorrendo a distância anterior até encontrar o sinal que nos indica uma viragem à direita, descendo para mais próximo do Rio Gerês. Antes de chegar à margem do Rio, passamos pelo enigmático Curral da Laja e continuamos a descer até chegarmos à Cascata da Laja. O final do percurso fica então a poucas centenas de metros. Sendo um percurso circular, o caminho leva-nos ao ponto de partida, podendo ainda fazer um curto desvio até ao Miradouro da Preguiça e apreciar a paisagem do Vale do Rio Gerês até à albufeira da Barragem da Caniçada.











Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: