quinta-feira, 28 de abril de 2022

Paisagens da Peneda-Gerês (MCCLXVII) - Branda de Bosgalinhas

 


A Branda de Bosgalinhas, Serra de Soajo, é um belo exemplo da resiliência e do aproveitamento dos espaços de montanha pelo Homem.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Boas Rui,
Sempre pensei que a branda de bosgalinhas fosse parte integrante da Serra da peneda, dado que se situa por cima da Gavieira, que penso ser uma aldeia da serra da peneda. Se estiver errado corrija-me por favor. É muito interessante tentar perceber o local onde se "passa" da Serra do soajo para a serra da peneda. Dado que a bouça dos homens ainda está situada em território da peneda, penso que o vale situado logo abaixo desta, (que se inicia na lameira dos carvalhos e golo da mó) ainda seja também parte da Serra da peneda. No entanto fico na mesma na dúvida pois a branda de gorbelas, curral do pai e lamas de vez ainda são na serra do soajo e são "contíguas" à branda de bosgalinhas.

Rui C. Barbosa disse...

Olá Francisco,

É de facto um tema muito interessante e que merecia uma atenção redobrada. Recomendo a leitura deste (extenso) artigo do Paulo Costa sobre o tema: http://carris-geres.blogspot.com/2021/12/serra-do-soajo-ou-serra-da-peneda-parte_29.html (aqui é a 5.ª parte e a ligação para as partes anteriores encontra-se no final de cada artigo).