terça-feira, 9 de novembro de 2021

Trilho do Fojo (de Pitões das Júnias)

 


O Trilho do Fojo (de Pitões das Júnias) é um percurso que pequena rota que está a ser implementado nas imediações daquela aldeia.

Sendo um percurso circular, com início e fim em Pitões das Júnias, este traçado leva-nos a visitar alguns dos bosques mais interessantes daquela zona, nomeadamente o Carvalhal do Beredo, o Carvalhal do Teixo e o Carvalhal da Tulha, além da passagem pelo Castelo e aldeia velha do Juriz, e Fojo do Lobo de Pitões das Júnias.

Saindo do centro da aldeia e tomando o caminho em direcção ao Bosque das Fadas, vamos percorrer os lameiros junto à aldeia à vista dos bosques da aldeia velha. Caminhando num misto de penedia e bosquetes, chegamos à base do Castelo. O Castelo é uma elevação que se encontra a pouca distância da aldeia de Pitões das Júnias e que exibe as marcas do que poderá ter sido uma fortificação que existiria há época da aldeia Medieval de Sancti Vincencii de Gerez, referida nas Inquirições Afonsinas de 1258, cuja ocupação se terá desenvolvido durante a Idade Média até inícios da Idade Moderna. A cerca de 1.000 metros para Sudoeste da aldeia de Pitões das Júnias e camuflado por um denso carvalhal encontra-se este povoado. Aqui conservam-se vestígios de cerca de 40 casas de planta quadrangular, construídas com blocos graníticos, alguns toscamente aparelhados. Os arruamentos entre as casas estão também bem conservados, sendo que ainda mantêm o lajeado. O espaçamento entre as casas é de cerca de 3/4 metros, algumas conservam pouco mais de um metro de parede, mas consegue-se imaginar, sem grandes esforços a arquitectura desta aldeia. Os carvalhos vão invadindo, pouco a pouco o interior de cada casa, conferindo a este sítio uma beleza rara. Situa-se na encosta do monte do Castelo, relativamente abrigada e rodeada de linhas de água. Relativamente ao abandono desta aldeia os motivos apontados, como a peste, não passam de meras especulações, pois não temos evidências que o possam comprovar. A poucos metros do povoado e junto à linha de água encontram-se abundantes restos de escória.

Para visitar estas ruínas temos de abandonar momentaneamente o traçado do Trilho do Fojo e depois regressar ao mesmo, seguindo então por um carreiro que percorre Soengas até entroncarmos no caminho que segue para a Capela de S. João da Fraga. No entanto, alguns metros adiante no caminho, teremos de flectir à direita e vamos enveredar encosta acima, levando-nos ao abrigo pastoril de Rebolo da Porca.

Continuando pela Corga da Tulha e atravessando pequenos bosques e linhas de água, chegamos ao Carvalhal da Tulha com o seu abrigo pastoril. Daqui, o traçado leva-nos a Vergaças - a cabana de Vergaças fica num bucólico carvalhal junto à encosta do Cabeço do Fitoiro - e depois para o Fojo de Pitões das Júnias (fojo de cabrita). Semelhante ao Fojo da Portela da Fairra, Parada de Outeiro, tem um desenho circular no interior do qual era colocado um cabrito que se sentindo indefeso começava a balir, chamando assim a atenção aos lobos. Estes, saltavam para o interior do recinto murado, mas não conseguiam sair, sendo posteriormente abatidos. Hoje em desuso, os fojos existentes na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês são monumentos à eterna luta entre o Homem e os rudes elementos que o foram moldado ao longo dos milénios de ocupação do território.

Deixando o fojo para trás, começamos a baixar para a Ponte de Pereira e depois de atravessar o Ribeiro do Beredo, enveredamos pelo bosque, subindo para a zona de merendas e de seguida para o Porto da Laje. O caminho vai então subir por entre bosques e lameiros, levando-nos de volta à aldeia.































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Bargao_Henriques disse...

Que maravilha!
Conheci parte desses locais em visita à Capela de São João da Fraga, mas fiquei cheio de curiosidade de efetuar esse percurso diferente!
Vou tomar a ousadia de sugerir a publicação de mapas a acompanhar estes belos textos de trajetos serranos, identificando o traçado e os locais. Ajudar-me-ia muito a reconhecer os locais onde nunca passei.
Mas reconheço que a ideia, além de trabalhosa, pode desvendar de forma demasiado explícita os segredos destas serranias...
Agradeço profundamente estas maravilhosas partilhas, que leio atentamente e me fazem sonhar à distância ♥️