quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Serra do Gerês - Da Fonte de Lamas ao Zanganho e Fraga Negra

 


Após uma paragem forçada de alguns dias, eis que volto às lides geresianas e às paisagens de Outono que embelezam as encostas serranas.

Para testar o físico e a capacidade aeróbica nada melhor que umas trepadas e desmontadas pelas encostas sobranceiras às Caldas do Gerês. Percursos conhecidos, mas que geralmente faço em sentido contrário ao que fiz hoje.

Assim, a saída foi a partir da Fonte de Lamas seguindo em direcção ao Miradouro da Junceda pela Chã de Lamas, Chã de Banhadouro e topo da Corga Grande. O Miradouro da Junceda, quase suspenso sobre as Caldas do Gerês, é sempre um magnífico lugar para se apreciar o Vale do Rio Gerês em toda a sua extensão desde a Portela de Leonte e a albufeira da Barragem da Caniçada. Nestes dias, o vale fica pontilhado de manchas de cor de fogo com as cores do Outono a irem resistindo ao avanço das manchas de pinhal e mimosa.

Seguindo em direcção à Casa Florestal de Junceda, inicia-se a longa descida pela encosta, passando ao lado da escondida Cascata do Torgo e pela Fraga do Torgo. O pequeno carreiro vai-nos levar a a entrar nos velhos caminhos dos Serviços Florestais que nos leva a passar «acima» dos limites do Parque de Campismo do Vidoeiro entrando depois na Rua Tude de Sousa, já nos limites da vila das Caldas do Gerês.

Seguindo pela estrada, vamos chegar às imediações da Casa Florestal do Zanganho e junto da Cascata das Caldas, seguimos pelo traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês / Trilho dos Miradouros, passando pelo Campo da Pereira (antigo Viveiro Florestal da Pereira nas imediações da Casa Florestal da Pereira). O caminho vai cruzar a Estrada das Voltas de S. Bento e leva-nos ao Miradouro da Fraga Negra continuando a subir até atingir as Salas entroncando num estradão florestal onde teremos de virar à esquerda.

Abandonando o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês, mas seguindo o percurso do Trilho dos Miradouros, continuei em direcção ao Miradouro da Boneca para uma nova perspectiva sobre o Vale do Rio Gerês. O regresso ao ponto de partida fez-se pelos Poios.

Ficam algumas fotografias do dia...















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: