sexta-feira, 12 de agosto de 2016

"Já arderam cerca de 2500 hectares no único parque nacional do país"


Porque é que se esconde o incêndio no Ramiscal? É uma pergunta tão simples, mas reveladora do tipo de governação que temos tido nos últimos anos. São governos que escondem, enganam e nos cobrem de engodos. Daqui a pouco volta o futebol, dos dias tornam-se cada vez mais curtos e as noites mais frias. O calor dos fogos até nos servirá para aquecer a alma. Porém, a destruição, miséria e desgraça vão continuar enquanto os efeitos dos incêndios forem levados e lavados pelas chuvas que indubitavelmente irão cair.

Restará uma paisagem negra, núa e silenciosa, um deserto de lamentações que se espalha a cada ano pelo nosso único Parque Nacional que definha a olhos vistos. 

Artigo de Mariana Oliveira no Público.

Há três dias que um incêndio, que não aparece na lista oficial, destrói uma das áreas mais importantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a reserva integral do Ramiscal.

Pelas palavras de Abel Coentrão, "Sem "direcção", sem recursos, sem atenção mediática, que nestes dias de inúmeros fogos o que nos importa - é normal - são as pessoas, o coração do nosso único parque nacional está a ser destruído, quase em silêncio. O incêndio que afecta a área de reserva integral do Ramiscal nem sequer aparece nos mapas da Protecção Civil, como que antecipando o "desaparecimento" de uma das nossas maiores riquezas."

Fotografia © Paulo Pimenta/Arquivo (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

NobreLuso disse...

Será que os fogos florestais poupam algum tipo de "RELVAS" nos Parques Naturais?...
Pergunta inocente, porque há "relvas" de varias cores, desde o verde natural ao laranja cor de fogo... PENSEM! Meditem! Leiam! Busquem!