quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Continua activo incêndio na Serra da Peneda


Continua activo o incêndio florestal que lavra na Serra da Peneda e que teve início no dia 2 de Agosto.

A paisagem do miradouro sobre a aldeia de Tibo para a Nª Sra. da Peneda está agora em parte pintada de negro, com a Fraga das Pastorinhas coberta com um mato de tristeza e negritude. 

Segundo descreve Emanuel Oliveira, um operacional que se encontra no combate às chamas, na sua página do facebook, o "incêndio da Gavieira (Parque Nacional da Peneda-Gerês) continua ativo desde as 16 horas do dia 2 de Agosto. Desde o dia 2 até às 15 horas da tarde de ontem o incêndio progredia a favor do vento (9 km/hr) no sentido N-S, paralelo ao rio Peneda, na encosta esquerda do vale até à cumeada de Águas Santas. No entanto, ontem à tarde e como previsto o vento mudou e passou a soprar de O-E com uma intensidade superior a 15 km/hr, o que levou à reativação no flanco esquerdo que passou a dominar o incêndio. Trata-se de um incêndio típico de montanha em afloramentos rochosos, com frentes dispersas. Se a chuva que atualmente atinge os concelhos mais próximos da faixa atlântica do Alto Minho não chegar à Serra da Peneda, este incêndio irá progredir para a fronteira com a Galiza e alargando-se para Norte (Melgaço) e para Sul (Soajo), seguindo as previstas mudanças de vento nas próximas horas (agora de SW-NE depois N-S, e E-O) e as inúmeras ravinas onde se acumula a vegetação em ambos lados das encostas."

O combate ao incêndio está a ser feito por 51 homens e 16 veículos de combate. Pela manhã, e devido à condições meteorológicas, não foi utilizado qualquer meio aéreo.

Fotografia © Emanuel Oliveira (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: