quarta-feira, 29 de junho de 2016

Um estudo visual das Minas dos Carris em 1951


Estas fotografias mostram a zona industrial das Minas dos Carris (Mina do Salto do Lobo) em 1951.

A primeira memória descritiva dos edifícios a construir na concessão mineira do Salto do Lobo apresentada a 2 de Março de 1944 pelo então Director Técnico Francisco da Silva Pinto, incluía uma casa de habitação para o pessoal superior da mina, um bloco de casas para casais, escritórios e cantina, uma enfermaria e um balneário. A segunda memória descritiva incluía o dormitório, os armazéns (n.º 1, 2 e 3), os armazéns (n.º 4, 5 e 6) e as camaratas dos guardas e serviçais. A construção dos edifícios terá começado pouco tempo depois da sua apresentação ao governo.

Em todos os arquivos com documentação das diversas sociedades mineiras que operaram nas Minas dos Carris e que foram consultados para a escrita do livro Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês (Rui C. Barbosa, Dezembro de 2013), não existem referências à construção dos edifícios industriais e de tratamento de minério.

As fotografias desta publicação mostram que os edifícios como a serralharia e forja, o edifício dos compressores, o poço n.º 1 e a lavaria velha que seria mais tarde adaptada e usada como moagem, classificação e flutuação dos pré-concentrados vindos da lavaria nova, foram construídos em 1943/1944.

Ainda nesta zona são visíveis trabalhos a céu aberto na zona que mais tarde daria lugar ao Poço Mestre para extracção de minério dos pisos inferiores ao Piso 3.

As ruínas destes edifícios ainda hoje são visíveis no complexo mineiro.


A lavaria velha da concessão do Salto do Lobo nas Minas dos Carris


Um aspecto geral da zona industrial das Minas dos Carris


Um aspecto geral da zona industrial das Minas dos Carris: à esquerda em baixo, a lavaria velha, e à direita em baixo, a serralharia e forja.


Um aspecto geral da zona industrial das Minas dos Carris: à esquerda no centro, a lavaria velha, e à direita no centro, a serralharia e forja.


Um aspecto geral da zona industrial das Minas dos Carris


A lavaria velha da concessão do Salto do Lobo nas Minas dos Carris


A lavaria velha da concessão do Salto do Lobo nas Minas dos Carris

Fotografias © Paulo Gaspar / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: