domingo, 12 de junho de 2016

Novas fotografias das Minas dos Carris em 1951


O dia 10 de Junho de 2016 irá ficar como um dia importante na história das Minas dos Carris. Neste dia tive a oportunidade de conversar com duas pessoas que me ajudaram a completar um pouco mais do puzzle que é a história deste complexo mineiro.

Desde que me lancei à descoberta desta história que acreditei que em muitos lugares haverão outras histórias e registos fotográficos que nos ajudarão a preencher o máximo possível deste maravilhoso quadro.

O livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês' ajuda-nos a perceber de forma global a história deste complexo mineiro na Serra do Gerês. Contendo alguns testemunhos pessoais, o livro acaba por pecar nisto mesmo, a falta de testemunhos que nos ajudem a ver com as palavras de quem por lá passou, o dia-à-dia das minas ao longo da sua história.

As entrevistas quer fiz a 10 de Junho de 2016 vêm assim preencher um pouco mais esta lacuna. Brevemente, outras entrevista se seguirão com outras pessoas que ajudarão a que este quadro se torne cada vez mais belo!

Para além das histórias orais, tive acesso a um magnífico acervo fotográfico que nos mostram o complexo mineiro como nunca antes visto. A fotografia desta publicação é uma pequeníssima amostra do que os leitores irão ver nos próximos dias.

Fotografia © Paulo Gaspar / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: