terça-feira, 21 de junho de 2016

Pequenos pedaços de História das Minas dos Carris


A Sociedade das Minas do Gerez, Lda. foi a terceira empresa a laborar nas Minas dos Carris, sendo constituída a 8 de Julho de 1950. Inicialmente constituída por capitais totalmente portugueses, a sociedade mineira tinha quatro sócios iniciais, José Antunes Inácio, José Rodrigues de Sousa, José Pinto Carvalheira e Francisco Delgado França, também conhecido por ‘Chico França’."

Apesar de pesquisar, na altura em que escrevi o livro Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês, foi impossível obter qualquer informação sobre José Pinto Carvalheira que seria o principal financiador daquela sociedade mineira. Esta lacuna foi recentemente preenchida com alguma informação obtida de familiares de José Carvalheira. Da mesma forma, a cedência de algumas fotografias vieram a revelar um pouco mais de um dia divertido passado em Janeiro de 1951 nas Minas dos Carris.

Já José de Sousa e Carlos Sousa, familiares de José Rodrigues de Sousa, me haviam cedido um acervo fotográfico que na verdade serviu de núcleo no que diz respeito às fotografias utilizadas no meu trabalho. Entre essas fotografias encontravam-se as duas fotografias seguintes.



Nestas fotografias, temos José Rodrigues de Sousa (calçando luvas pretas) e José Pinto Carvalheira encenando duas cenas típicas dos filmes de western da altura, mas tendo como pano de fundo o Pico da Nevosa.

Ora, nas mais recentes adições ao meu acervo fotográfico sobre as Minas dos Carris, encontra-se a fotografia seguinte bem como a fotografia que encabeça esta publicação, as quais facilmente se deduz terem sido tiradas no mesmo dia nas quais foram feitas as fotografias.


Nestas duas fotografias está José Pinto Carvalheira, que segundo a sua filha Maria Suzette Gaspar, era inseparável da sua viola a qual tocava nos seus tempos livres.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Fotografias © Paulo Gaspar / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: