terça-feira, 23 de junho de 2015

A velha mina


Se já nos anos 70 do século XX existiam zonas do complexo mineiro dos Carris onde a degradação das galerias era evidente, mais evidente se torna ao fim de 40 anos de abandono.

Em Abril de 2007 tive a oportunidade única de visitar parte das galerias do Piso n.º 1 das Minas dos Carris (Mina do Salto do Lobo). Na altura, a casual descoberta de uma luz na escuridão dessa galeria através de uma filmagem amadora, apontou-nos para uma abertura resultante de uma derrocada anterior. Esta abertura deu-me acesso a um espaço único no qual tive a oportunidade de fotografar e de registar os trabalhos ali feitos.

Com a crescente degradação das galerias mineiras resultantes de sucessivas infiltrações e de uma decadente segurança, fez (e faz) com que parte destas galerias subterrâneas vão abatendo com o passar do tempo. O mesmo aconteceu com a abertura que na altura utilizei para entrar naquele mundo escuro e misterioso.

O trabalho que fiz sobre as Minas dos Carris, permite-nos ter uma ideia da sua história e estrutura física. Porém, muito se perdeu de forma definitiva com o desleixo em termos de estudo daquele complexo. Não sendo a Arqueologia Industrial a vertente primordial de um Parque Nacional, deixou-se no entanto perder um património mineiro e histórico que jamais de recuperará.

Ficam as memórias escritas e as imagens para nos ajudar a recordar as Minas dos Carris.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: