domingo, 22 de fevereiro de 2015

222... Caminhar com BP


Minas dos Carris, 22 de Fevereiro de 2015

Poderia escolher inúmeros títulos para esta crónica... o número da caminhada certamente daria um bom título, até porque é um número com certa piada; da mesma forma o dia cinzento e passado entre a neblina e as nuvens dariam um bom trocadilho com o recente filme (e livro) que parece que põe o sexo oposto em certa histeria (o trocadilho há-de chegar); da mesma forma todos os locais por onde passei a caminho das Minas dos Carris através do Vale do Alto Homem daria um título comprido e exemplificador de como conheço (ou não) a Serra do Geres... (atenção ao tom irónico). Mas este dia fica marcado por uma data especial e que representa muito na minha vida como jovem (em primeiro lugar) e como adulto (mais tarde).

A data remonta a 1857 e nesse dia nasce aquele que mais tarde fundaria o maior movimento de jovens a nível global. Foi em 1983 que decidi entrar para este movimento que moldou parte daquilo que hoje seu como homem adulto e que me ajudou na minha formação. Da mesma forma, se não fosse por esta data, por este nascimento, pelo facto deste homem um dia acreditar que jovens poderiam ter um papel importante na sociedade, certamente que seria mais tarde (ou talvez nunca) que visitaria as Minas dos Carris pela primeira vez em 1989.

Assim, a caminhada de hoje teve um propósito de, num momento introspectivo, fazer a minha humilde homenagem a Baden-Powell e de certa forma comemorar a sua vida como homem e como fundador do Movimento Escu(o)tista.

Certamente que nos nossos dias a figura de Baden-Powell seria, em certa parte, polémica. Negar tal, é negar a História. Porém, os feitos deste homem em prol dos jovens, eleva-o aos píncaros das importantes figuras do séc. XX e de toda a história da Humanidade.

Obrigado ao Chefe Mundial...

Perdoem os leitores deste blogue por agora não referir muito mais sobre esta caminhada às Minas dos Carris num dia de frio, por entre a neblina e as nuvens que nos turvaram a visão dos grandes espaços e, de certa forma, nos fizeram sentir mais humanos na catedral da Natureza em Portugal.

Ficam algumas imagens do dia...






















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: