quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Vilarinho da Furna: um projecto museológico de turismo sustentável


Divulgo aqui um trabalho de Manuel Antunes que pode ser acedido aqui sobre o projecto museológico de Vilarinho da Furna que foi publicado na Revista Iberoamericana de Turismo.

Vilarinho da Furna era uma pequena aldeia da freguesia de S. João do Campo, do concelho de Terras  de Bouro, distrito de Braga, em Portugal, vizinha da Galiza. Não  fosse  a  sua riqueza etnográfica  e  a construção da barragem que pôs termo à sua existência  e  Vilarinho  da  Furna seria,  hoje,  uma  aldeia esquecida na vastidão das serras do Minho. Mas tal não aconteceu  porque os olhos dos etnólogos descobriram em Vilarinho uma relíquia da velha organização comunitária.

O comunitarismo de Vilarinho era, pelo menos, um caso invulgar. Os traços fundamentais deste sistema comunitário situavam-se ao nível das condições económicas e da organização social. Até que uma companhia construtora de barragens  chegou,  inaugurando sua barragem em 21 de Maio de 1972.

Hoje, os furnenses  estão or­ganizados  na  Associação  dos  Antigos  Habitantes  de Vilarinho da Furna - AFURNA, criada em Outubro de 1985, que tem por objectivo a defesa, valorização e promoção do património cultural, colectivo e/ou comunitário do antigo povo de Vilarinho. Esse património é, fundamentalmente, constituído pelas componentes histórico-cultural e socioeconómica. Daí  as tarefas e/ou acções a desenvolver nas áreas da cultura, da formação, da  investigação científica  e  do   desenvolvimento económico-social, em articulação com o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, entretanto criado. Nesse Museu pretende-se, principalmente, documentar a vida de Vilarinho da  Furna, nas suas semelhanças e diferenças com outras aldeias da região. E  fazer dele um  Centro  Cultural polivalente, com as necessárias infraestruturas para o desenvolvimento cultural e científico, ao serviço das populações em que se insere. De facto, trata-se de um projecto integrado, que transformará esta zona num importante pólo de desenvolvimento regional sustentável, com inestimáveis benefícios,  não apenas para as populações aí residentes, mas para o próprio país.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: