segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Trilhos seculares - Leonte e Mata de Albergaria


Uma curta caminhada pela Portela de Leonte e pela Mata de Albergaria numa sessão fotográfica em busca de cogumelos. Para meu azar não vi os que queria, mas ainda assim consegui um ou outro interessante e uma colónia no Curral de Albergaria.

A Portela de Leonte costuma ser um manancial de cogumelos por este altura e o tempo húmido dos últimos dias fazia prever que a «caça» seria farta. Pois, não foi! Tirando dois Amanitas Muscaria e um ou outro a pedir misericórdia, o aspecto foi de um bosque em finais de Verão. Assim, espera-se por dias melhores que ainda podem chegar lá para Novembro!

Romagem à Portela do Homem para iniciar o passeio pela Mata de Albergaria. Infelizmente, parece ter havido uma 'fuga' por aquelas bandas e não querendo entrar na Mata de Palheiros (porque sim!), também o botão da máquina fotográfica não trabalhou muito... pelo menos pelos cogumelos.

Passando pela antiga Casa dos Guardas Fiscais, segui para a actual Ponte de S. Miguel e depois para a Ponte Feia. A zona que esperava ter muitos cogumelos estava «deserta» e segui então para a Casa Florestal de Albergaria até ao Rio Maceira. De seguida dirigi-me ao Curral de Albergaria onde encontrei um interessante conjunto de cogumelos. Entrando na estrada, desci depois junto do Centro de Recuperação de Animais Selvagens depois de passar o Rio Forno, chegando de novo ao conjunto de miliários junto da miserável Casa do Clube Académico. Antes de regressar à Portela do Homem uma curta passagem pelo Curral de S. Miguel, mas mesmo aqui nada de especial!

Melhores dias virão!

...já agora conhecem a história da Susana e do Jorge?

























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: