quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Fotografias das Minas dos Carris


Uma parte do trabalho de reconstituição histórica das Minas dos Carris ao nível do registo de informações, dados históricos e registos fotográficos, foi finalizada com a edição da obra 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês'.

No entanto, e tal como referi nas diversas apresentações do livro, este não representa o final daquilo que podemos saber e registar sobre este complexo mineiro na Serra do Gerês. Assim, o livro não tem, per si, um último capítulo, pois este encontra-se de facto «escondido» nos registos, memórias e arquivos fotográficos dos milhares que visitaram aquele lugar.

Existem períodos da história das Minas dos Carris dos quais são escassas ou mesmo inexistentes as fotografias desses tempos, nomeadamente os anos 60 e 70.

A História das Minas dos Carris conta-se assim por palavras, mas também por imagens ainda escondidas e guardadas. Este blogue foi, e continua a ser, um meio para tentar escrever a História das Minas dos Carris, História essa que todos nós podemos ajudar a escrever. Para tal peço a quem tiver registos fotográficos sobre as Minas dos Carris que me enviem as suas fotografias para assim ajudar a escrever uma parte da nossa História que ainda se mentém escondida.

Todos os direitos serão reservados aos autores das fotografias que poderão ser utilizadas aqui neste blog ou em trabalhos posteriores.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: