domingo, 26 de outubro de 2014

Iº Encontros de Montanha nas Caldas do Gerês


Tiveram lugar nas Caldas do Gerês os Iº Encontros de Montanha que debateram temas ligados à segurança em actividades de montanha ao longo de dois painéis que totalizaram oito apresentações provenientes dos mais variados quadrantes.

Após a apresentação do evento por parte de José Carlos Pires e Rui Barbosa, seguiram-se algumas palavras por parte de Filipe Mota Pires em representação da Câmara Municipal de Terras de Bouro que salientou a importância deste evento não só para o concelho de Terras de Bouro como para a prática de actividades de montanha a nível regional e nacional.

Seguiu-se o Painel 1 apresentado e moderado por Rui Barbosa com as apresentações por parte de Carlos Sá (Carlos Sá Nature Events) que falou sobre a importância da segurança em eventos de trail running ao nível da preparação por parte das entidades organizadoras e por parte dos próprios atletas. Seguiu-se a apresentação por parte de Amadeu Barros (Clube de Montanhismo de Braga) que apresentou o tema da segurança em montanha de forma geral, sublinhando alguns dos erros que são praticados pelos amantes do montanhismo. Manuel Zeferino (Bike Service | Gerês Granfondo) apresentou os cuidados em termos de segurança ao nível das provas de ciclismo em termos gerais e a segurança no Gerês Granfondo, apresentando de forma resumida a prova que terá lugar em 2015. Finalmente, o Painel 1 foi encerrado com a apresentação por parte de Tânia Costa (Clube de Orientação do Minho) indicando os aspectos gerais de segurança nas provas de orientação em zonas de montanha.

O Painel 2 teve apresentação e moderação de José Carlos Pires e contou com as apresentações por parte de Joel Pereira (Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo) que versou o tema da segurança em montanha e em desportos de aventura / natureza. Céu Osório (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas / PNPG) sublinhou os cuidados e precauções que os praticantes de desportos de montanha e de pedestrianismo deverão ter quando visitam o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Seguiu-se a apresentação por parte do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro / GNR que indicou os procedimentos de segurança e resgate que são levados a cabo pelos GIPS em situações de emergência em montanha e o Painel 2 foi encerrado com uma intervenção por parte do 2º Comandante Operacional Distrital, Vítor Azevedo (Protecção Civil | Comando Distrital de Operações de Socorro, Braga) que mais uma vez indicou os procedimentos de segurança e resgate que são levados a cabo em situações de emergência.

O primeiro dia dos Encontros foram encerrados com a projecção do filme “127 Horas” num filme que é protagonizado por James Franco, que interpreta o papel de um alpinista que ficou preso numa zona de deserto rochoso. Um filme intenso, cuja temática se relaciona com a segurança em locais como a montanha.

No segundo dia dos Encontros foi realizada uma simulação de resgate pelo Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR e teve lugar uma mini-prova de orientação pelo Clube de Orientação do Minho no interior do Parque Tude de Sousa.

Esta iniciativa promovida pela Viver Gerês Turismo e pelo Blogue Carris, irá continuar em 2015 com a realização dos IIº Encontros de Montanha que deverá ser subordinado ao tema "As actividades de desportos de natureza nas áreas protegidas".


































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: