quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Trilho do Fojo da Portela da Fairra... versão Inverno

No dia 29 de Julho de 2010 percorri este trilho pela primeira vez. Na altura, e com uma temperatura média de 37ºC, desejei voltar a fazer este percurso no Inverno... porém por um lado dispensava o nevoeiro, sem bem que o nevoeiro atribui um toque especial, de mistério, à paisagem extrema da Serra do Gerês.

Assim, aproveitando uma curta trégua da meteorologia, fizemos este trilho novamente, iniciando o percurso em Parada de Outeiro. Em Julho de 2010 dizia o seguinte sobre este percurso: "É um trilho interessante mas a necessitar de alguma manutenção pois algumas indicações estão danificadas e penso que deveria ser melhorado o percurso no interior de Parada do Outeiro. Essencial a placa de início e fim de percurso e talvez placards explicativo dos locais de interesse (fojo, carvalhal e silha)." Entre Julho de 2010 e Janeiro de 2013 infelizmente nada foi feito. Apesar de ser um trilho de percurso fácil, existirá um ou outro ponto onde os visitantes podem tomar opções erradas. Não é que isto possa ser muito perigoso, mas pode-se poupar algum tempo e esforço. Passados mais de dois anos, a verdade é que o trilho vai-se degradando e não havendo material de apoio facilmente adquirível, torna-se um pouco desmotivante chegar ao final sem aprender muito sobre aqueles locais.

De qualquer das formas, este percurso permite-nos o contacto com o dia-a-dia das comunidades serranas. O fumo que sai das chaminés enche o ambiente com o cheiro da lenha acabada de queimar nas lareiras onde em alguns casos ainda se preparam as refeições. O ambiente típico da aldeia serrana é substituído pelos lamacentos caminhos ladeados de carvalhos ou de campos de cultivo que nos levam para um cenário agrícola de quase subsistência. Passando pelo velho fojo e entrando em velhos carvalhais com os seus ramos retorcidos e cobertos de líquenes e velhos musgos, ladeamos parte da albufeira de Paradela antes de nos dirigirmos de novo a Parada de Outeiro com as suas estreitas ruas percorridas pelo gado que se dirige para as pastagens de Inverno.

Localizado no lugar de Parada do Outeiro, freguesia de Outeiro, concelho de Montalegre, o Trilho do Fojo da Portela da Fairra, promovido pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma pequena rota circular com uma extensão de 6 km e grau de dificuldade baixo.

Não existindo placa de início de percurso, este inicia-se em Parada do Outeiro no largo junto ao canastro que nos permite uma vista parcial sobre a albufeira da Barragem da Paradela. Ao percorrer a povoação podemos apreciar a arquitectura típica das construções destes lugares de montanha, sendo também de interesse o interessante conjunto de fontanários e a Capela da Sra. do Amparo.

Ao abandonar a aldeia, o percurso vai passar por uma ponte e junto ao Casarelhe. Segue por um pequeno caminho de terra batida e passa ao lado do Alto das Picotas, do Alto da Mulher Calça e do Alto do Padreiro, até atingir a base da Portela da Fairra onde está localizado um fojo de cabrita que era utilizado para a captura de lobos. A última captura oficial neste fojo teve lugar em 1917, sendo então capturados dois animais de forma simultânea.

Após o Fojo da Portela da Fairra, o percurso baixa para junto da albufeira da Paradela e segue em direcção a Canda passando pelo Carvalhal de Beredo e de Campesinho, e por uma silha de ursos. Nestes carvalhais predominam o Carvalho Negral (Quercus pyrenaica) e o Carvalho Alvarinho (Quercus robur). Um interessante desvio pode ser feito até à Ponte de Beredo (este desvio prossegue depois para Gafaria e Verdugo) que permite uma paisagem do Vale do Ribeiro de Beredo até Pitões das Júnias. A parte final do trilho dá-nos uma panorâmica interessante sobre a albufeira da Paradela.

Algumas imagens...





































Fotografias © Rui C. Barbosa

Mapa e traçado do percurso © PNPG

Sem comentários: