terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Gerês de branco - Trilho dos Currais (parcial)

Sobre o Trilho dos Currais já em tempos falei aqui no blogue, por isso não me vou alongar sobre o seu percurso até porque a razão de o ter percorrido hoje de forma parcial, foi o facto de na sua maior parte estar coberto por um imaculado manto de neve. Assim, valem mais as imagens do que muitas das palavras que aqui possa escrever.

No entanto, hoje tive a oportunidade de testemunhar a força do Inverno em toda a sua pujança em algumas partes do percurso. O vento que soprava forte, arrastava a neve em ondulações que enchiam o ar com a sua ensurdecedora presença acompanhada aqui e ali com o trovão que ribombava pela montanha. Não estamos muito habituados a estes cenários, pois acontecimentos destes são cíclicos mas de períodos não previsíveis da forma que desejamos. Se o ano de 2012 foi fraco em termos de nevadas, 2013 já nos presenteou com paisagens nórdicas e pelos vistos a coisa não se ficará por aqui.

Bem, deixemos-nos de palavreado e passemos às fotografias que nos mostram um Pé de Cabril à distância pintado de branco, o Curral da Lomba de Vidoeiro batido pelo vento, o Curral da Carvalha das Éguas numa estranha acalmia e o Curral de Espinheira coberto pela neve como nunca o tinha visto. Pelo caminho, são paisagens que vão enchendo a alma nestes dias difíceis...

















































































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: