segunda-feira, 2 de julho de 2012

Visitar as Minas dos Carris - um manual para tótós

Nos últimos anos, as Minas dos Carris na Serra do Gerês têm-se tornado um destino, um objectivo preferido de muitos montanheiros e afins. Situadas nos píncaros geresianos, estas minas são vistas não só como um objectivo em si, mas também como um local rodeado com uma certa aura de mística e mistério, certamente devido ao seu entorno e às ruínas que tornam aquele local tão especial.,

Podemos chegar às Minas dos Carris percorrendo vários caminhos, uns mais fáceis do que outros mas sempre constituindo longas caminhadas. Antes de falar destes caminhos, convém desmitificar a situação destas minas perante o actual ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Muitos são aqueles que em busca de informações são mal informados tanto pelos serviços do parque nacional como dos postos de turismo da zona. Infelizmente, o facto de alguém trabalhar nestes locais não lhe garante o total conhecimento sobre os condicionalismos que são impostos à visita e acabam por mal informar os visitantes. Assim, desde já convém referir que NÃO É PROIBIDO VISITAR AS MINAS DOS CARRIS! Por outro lado, as Minas dos Carris não se encontram dentro da zona de protecção total do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que implica que não é necessária qualquer autorização para a sua visitação. Porém, o mesmo já não acontece com alguns dos caminhos que terão de ser percorridos.

Durante a visita às ruínas convém ter extremo cuidado aos nos aproximarmos dos poços mineiros bem como de algumas ruínas, nomeadamente na lavaria. Não convém também esquecer que este é um património único e que apesar de desprezado pelo Parque Nacional da Peneda-Geres, deve ser devidamente conservado e respeitado! Qualquer acto de vandalismo ou destruição do património deve ser comunicado ao PNPG ou à GNR.

Falemos então de como chegar às Minas dos Carris. Como é óbvio existem vários caminhos para chegar ali. Destes vou indicar três opções, sendo que duas delas percorrem em parte a zona de protecção total. O que é que isto implica? Implica que caso queiram percorrer estes caminhos terão de pedir uma autorização ao Parque Nacional da Peneda-Gerês e que para se tentar obter essa autorização terão de pagar uma taxa de €152,00 (centro e cinquenta e dois euros). É claro que pedindo esta autorização e caso depois recusem o pagamento de tal taxa, certamente estarão sujeitos à fiscalização tanto do PNPG como do SEPNA. Caso não peçam a autorização e não informem o PNPG, estão a jogar uma roleta russa...

O caminho mais curto para chegar às Minas dos Carris percorre o fabuloso Vale do Alto Homem, famoso no Verão pelo Rio Homem e pelas suas lagoas naturais. O caminho tem uma extensão de cerca de 9,5 km e vai subindo a montanha. O seu estado é muito mau devido à incompreensível falta de conservação por parte do PNPG que o levou a uma degradação extrema. No entanto, não deixa de ser o caminho mais curto, apesar de penoso. Este caminho percorre a zona de protecção total quase desde o seu início até à entrada na Corga da Carvoeirinha, já quase no final do percurso.

A segunda opção será tentar chegar às Minas dos carris passando pelas galegas Minas das Sombras. Podem iniciar a caminhada na Ermida da Nª. Sra. do Xurés (Vilaméa) e seguir a Ruta das Sombras. Ao chegar às Minas das Sombras deve-se tomar um trilho de pé posto que se inicia junto do velho barracão dos mineiros e daí atingir a fronteira na Amoreira. Seguindo o trilho em direcção ao marco geodésico dos Carris, terão de percorrer cerca de mais 2 km para chegar às Minas dos Carris. Entre a Amoreira e o marco geodésico dos Carris, estarão a percorrer a zona de protecção total. Muito azar se algum guarda aparecer por aqui, mas nunca se sabe!...

A terceira opção será utilizando o trilho que se inicia em Chã de Suzana (Xertelo) e seguir em direcção ao Castanheiro onde se pode observar os restos de mineração das Minas do Castanheiro. Percorrendo sempre em trilho de pé posto, o caminho seguirá o bordo do Vale da Ribeira das Negras em direcção aos Currais das Negras e daqui subir ao paiol ou então seguir em direcção à Garganta das Negras até atingir a linha de fronteira e depois virar à esquerda, atingindo a represa dos Carris. Uma outra opção será atravessar a Ribeira das Negras e após passar no sopé da Matança, atingir a Lamalonga e daqui subir em direcção à lavaria. Este percurso nunca entra na zona de protecção total e como tal não é necessária qualquer autorização para grupos inferiores a 10 pessoas (pois percorre em parte a zona de protecção parcial Tipo I).


É óbvio que existem outras opções (por Pitões das Júnias, pelo Vale da Abelheira, pela Lagoa do Marinho,  por Sáa (Galiza)), mas estes serão os percursos mais interessantes.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

4 comentários:

Carlos Araújo disse...

Serviço público! Obrigado Rui

G.E. disse...

No passado mês de Junho fiz parte do percurso pelo Vale do Homem (não fiz a totalidade por falta de tempo, fui até meio caminho aproximadamente).

Só lá tinha estado uma vez, salvo erro em 1984 e nessa ocasião fiz o percurso na totalidade. Fiquei siderado com o mau estado de conservação do caminho, pedras por todo o lado e progressão difícil em muitos sítios. Embora já tenham passado quase 30 anos desde a visita anterior, não tenho nada a ideia de na altura haver tantos calhaus.

Uma pergunta Rui: nos mapas do parque está referido que este caminho é de acesso condicionado. Que tipo de restrições se aplicam aqui?

Obrigado
Gonçalo Elias

G.E. disse...

No passado mês de Junho fiz parte do percurso pelo Vale do Homem (não fiz a totalidade por falta de tempo, fui até meio caminho aproximadamente).

Só lá tinha estado uma vez, salvo erro em 1984 e nessa ocasião fiz o percurso na totalidade. Fiquei siderado com o mau estado de conservação do caminho, pedras por todo o lado e progressão difícil em muitos sítios. Embora já tenham passado quase 30 anos desde a visita anterior, não tenho nada a ideia de na altura haver tantos calhaus.

Uma pergunta Rui: nos mapas do parque está referido que este caminho é de acesso condicionado. Que tipo de restrições se aplicam aqui?

Obrigado
Gonçalo Elias

Unknown disse...

Boa noite Rui,

Agradeço profundamente esta explicação. Já visitei o vale do rio Homem e os Carris e pretendo lá voltar o mais cedo possível.

Seria possível fornecer uma imagem ou mapa com os principais trilhos do post? Tenho alguma dificuldade em localizar todos os lugares e topónimos que tantas vezes refere aqui no blog, alguns já começo a perceber...mas continuo a ignorar a maioria. As cartas militares são muito incompletas e penso que muitos dos nomes só através da sabedoria popular se conhecem. Por isso acho que este post apesar de precioso, acaba por perder algum alcance. Pelo menos para os mais nabos...

Obrigado